Feira de Santana conhece as entidades afro campeãs da micareta 2017

Foi realizado na noite da ultima segunda feira(19/06) no Mercado de Arte Popular a cerimonia de apuração e entrega de prêmios para as entidades culturais que desfilaram durante a micareta de Feira de Santana 2017. Como de costume, as entidades concorrem em três categorias. Afoxé, Bloco Afro e Escola de Samba.
Este ano a disputa pelo titulo foi bastante acirrada principalmente na categoria bloco afro que é a mais esperada por ainda manter uma rivalidade entre os concorrentes. Antes do inicio da apuração o presidente da A.E.C.R.A.F.S, Jorge Soweto, falou da importância de manter viva essa tradição cultural que ao longo dos anos vem perdendo espaço na festa momesca,mais podendo contar ainda com o auxilio financeiro que é oferecido pela prefeitura municipal através da secretaria de cultura, esporte e lazer para que tais entidades não sejam extintas. Infelizmente a imprensa local não compareceu mais uma vez, o que frustou a alguns mas porem os representantes dessas entidades estão de parabéns por manterem a cultura afrodescendente na cidade. Disse o representante da A.E.C.R.A.F.S.

Este ano o resultado teve outro palco,já que nos anos anteriores acontecia no auditório da secretaria de saúde, na avenida João Durval Carneiro, um local distante e com poucas opções de acesso. O Mercado de Arte Popular, foi disponibilizado pela SETTDEC através do DEPTUR e com a assessoria da ARTMAP - Associação dos Artesãos do Mercado de Arte Popular e do Grupo Cultural Moviafro que deram todo o suporte técnico ao evento. Todos ficaram satisfeitos com o novo local já que se trata de um aparelho publico no centro da cidade e com uma estrutura semelhante a de grandes centros culturais. Após algumas falas, iniciou-se a contagem dos pontos onde a cada nota aumentava a ansiedade dos representantes que se encontravam no local, e assim ficou o resultado final:
CATEGORIA AFOXÉS
1º Afoxé Filhos de Nanã         126     pontos
2º Afoxé Pomba de Malê        120,4  pontos 
3º Afoxé Filhos de O'Guian    115,2  pontos

CATEGORIA BLOCOS AFRO
1º Bloco Afro Acadêmicos de Feira  135,2 pontos
2º Bloco Afro Nelson Mandela          131 pontos
3º Bloco Afro Muzembela                 125,4 pontos

CATEGORIA ESCOLAS DE SAMBA
1ª GRES Nativos de Santana       110 pontos
2ª GRES Marquês de Sapucaí      104 pontos
3ª GRES Escravo do Oriente       100,7 pontos

Foram entregues aos campeões troféu mais um cheque simbólico no valor de R$ 2,000 para cada, que devera ser trocado na sede da secretaria de cultura,esporte e lazer e aos vice-campeões também foram oferecidos troféus e R$ 1,500,00.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O negrume da noite, reluziu o dia. Ilê Aiyê e Cortejo Moviafro, fazem história na micareta de Feira de Santana.

A Moviafro é uma mulher preta.

Núcleo Moviafro de Teatro Preto, busca equidade nos palcos.