Associação Cultural Moviafro, realiza cerimonia de posse.

Com a presença de autoridades politicas e religiosas, foi realizada na sexta-feira(08/06), a cerimonia de posse da diretoria executiva e do conselho fiscal da Associação Cultural Moviafro Feira de Santana para o quadriênio 2018-2022.
A cerimonia foi feita, após as apresentações musicais dos artistas Ronny Lyens e Nilton Rasta que contou com a participação do dançarino Marcos Tanferi. O mestre de cerimonia Adão Ferreira(Dão Turbantes), destacou a importância daquele momento e pontuou as realizações da Moviafro que desde 2016, vem transformando o seguimento afro de Feira de Santana, promovendo eventos que afirmam e empoderam, além de conscientizar toda a população afrodescendente da região.
O presidente eleito Val Conceição, falou sobre seus planos de trabalho e o que já vem sendo feito pela Moviafro que deixou de ser um grupo cultural e tornou-se uma associação cultural, com seu estatuto já adequado ao novo marco regulatório. Val Conceição, que é musico percussionista, produtor cultural, gestor de espaço cultural, ativista sociocultural, mobilizador e profissional de segurança privada, falou também das responsabilidades que acabara de assumir, pois representar mais de 20 entidades culturais não será uma tarefa fácil, porém quando fazemos o que gostamos não enxergamos as dificuldades. Disse!!!
A diretoria que estará a frente da Moviafro pelos próximos quatro anos é formada pelos seguintes membros: Presidente- Valmilton Conceição Pereira dos Santos; Vice-Presidente- Gilson dos Reis Moreira; Secretaria - Elisângela Lima; Tesoureira- Diana Carneiro; Diretor de Assuntos Sociais,Educação e Orientação Cultural- Marcos Tanferi; Diretor de Patrimônio- Erivaldo Soares de Oliveira; Diretor de Operações, Trabalho e Previdência- Gilvan de Souza Araujo, Além dos conselheiros: Waldete Barreiros Lima, Gilberto Pinheiro dos Santos, Luis Carlos Souza Silva, Jorge Santana dos Santos e Ronevon de Jesus Silva.
Durante a cerimonia, foram feitas algumas homenagens a pessoas que têm realizado importantes trabalhos que fortalecem a comunidade afro como: Maria das Graças Cordeiro dos Santos, Diretora do Departamento de Turismo de Feira de Santana que viabilizou a realização do 1º Curso de Formação para o Turismo Étnico Afro no município, em parceria com o governo do estado, a Ronildo Carlos Silva Ramos, presidente da Associação dos Artesãos do Mercado de Arte Popular que em parceria com a Moviafro, realiza o Novembro Negro no MAP que esse ano estará na sua 2ª edição, a Luis Carlos dos Santos que criou o primeiro bloco afro na nossa cidade a Maria de Lurdes Santana que criou o 1º Concurso de Beleza Negra Feminina no município de Feira de Santana e é militante do movimento negro feirense e a  Flavia Sacramento, que trabalha com indumentarias afro de Feira de Santana para o mundo.
Se fizeram presentes ao evento, Maria das Graças Cordeiro dos Santos, representando o prefeito do município de Feira de Santana Colbert Martins e o secretario de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico Antonio Carlos Borges Junior. Aurelino Bento e Tarcizio Branco, representando o deputado estadual José Neto, Herval Junior, representando o deputado estadual Targino Machado, Vicente Santos e Amanda Amado, representando a Fenacab- Federação Nacional do Culto Afro Brasileiro, o médico Tarcisio Pimenta, Faraildes Ribeiro, Chefe do Departamento de Promoção e Igualdade Racial do município. Além da presidente do Conselho Municipal de Participação das Comunidades Negras e Indígenas Lurdes Santana, entre outros.

Na sequencia, foi oferecido um coquetel afro, onde os convidados puderam degustar das delicias trazidas ao Brasil pelos nossos ancestrais africanos.

São filiadas á Associação Cultural Moviafro, as seguintes entidades:

Blocos Afros:
1. Associação Comunitária Cultural Bloco Carnavalesco Zumbi dos Palmares

2. Associação Cultural Bloco Afro Filhos de Malê
3. Associação Cultural Comunitária Afropop Pandeirada Tambores Urbanos
4. Bloco Afro Cultural Muzembela
5. Bloco Afro Cultural Nelson Mandela
6. Associação Cultural Bloco Afro Império Africano
7. Bloco Afro Cultural e Social Sorriso Negro
8. Associação Bloco Afro Cultural Guerreiros Africanos
9. Associação Cultural e Social Bloco Afro Pretos de Preta
10. Associação Cultural Bloco Afro Contos de Benin

Afoxés:
1. Afoxé Filhos D’Oguian

2. Grêmio Recreativo Afoxé Axé Filhos de Ogum
3. A. C. Movimento Negro Afoxé Pomba de Malê
4. Movimento Cultural Afoxé Guian Filhos de Oxalá
5. Associação do Centro Cultural Afoxé Filhos da Luz
6. Movimento Cultural Afoxé Filhos de Nanã

Escolas de Samba:
1. Grêmio Recreativo Escola de Samba Brasil Meu Samba
2. Grêmio Recreativo Escola de Samba Escravo do Oriente
3. Grêmio Recreativo Escola de Samba Império Feirense
Bloco de Reggae:
1. Associação Desportiva Social e Cultural Quilombo
Bloco de Samba:
1. Associação Cultural Recreativa e Social Unidos Pelo Samba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O negrume da noite, reluziu o dia. Ilê Aiyê e Cortejo Moviafro, fazem história na micareta de Feira de Santana.

A Moviafro é uma mulher preta.

Núcleo Moviafro de Teatro Preto, busca equidade nos palcos.