Mulher Preta.


Por Justinno Júnior

Mulher Preta

Sem propriedades para sentir tudo que perpassa a mulher preta, nessa nossa sociedade machista, sexista, racista.
Desconstruindo reproduções e pensamentos errôneos, para poder entender e discutir, o gritante e necessário assunto: Sociedade x Mulher Preta
Faz necessário eu quanto homem preto, mesmo diante de varias demandas opressoras e dificuldades cotidianas, devo reconhecer meus privilégios de homem.
Por exemplo, pelo simples fato do gênero eu (homem) não corro o risco saindo sozinho de ser assediado e o assedio virar estupro e o estupro virar assassinato e a vitima virar culpada.
Pela roupa curta vestida, por ter bebido e assim por diante, em caso de uma interrupção de gravidez ponho minha vida em risco.  
Mas vamos à luta, ou a continuidade dela...
Princesas e Rainhas lindas, quase nunca vistas, desvalorizadas, porém sempre usadas e desprezadas, muitas vezes vitima de um branqueamento forçado.
Alisadas para serem aceitas em escolas, empregos, relacionamentos (abusivos) e na sociedade de maneira geral
Negando as próprias raízes por terem ouvido que as mesmas eram feias, amenizando o preto com a morena, mais clara, canela, café com leite, mulata chocolate.



Na verdade nunca foi ruim ou duro sempre foi crespo e os cachos são relativos...
Procedimentos cirúrgicos das que não representam, em busca dos traços europeus nem de longe as tornam mais lindas, pois os lábios carnudos e o nariz identidade é de uma beleza que vai alem do afrodisíaco.
O seu gênero somado a fenótipo mais estético infelizmente tem sido relevante na hora do emprego, salário, casamento, sexo, parto, violência (verbal, física, psicológica sexual) feminicídio.
Entretanto resista e espalhe essa beleza preta, mesmo que a Tv não saiba, mesmo que a indústria de cosmético não saiba.
São sim rainhas e princesas.....

JUST PRETO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O negrume da noite, reluziu o dia. Ilê Aiyê e Cortejo Moviafro, fazem história na micareta de Feira de Santana.

A Moviafro é uma mulher preta.

Núcleo Moviafro de Teatro Preto, busca equidade nos palcos.