CARTA DE REPÚDIO E INDIGNAÇÃO


A Associação Cultural Moviafro, em nome de seu presidente, sua diretoria e seus associados vem por meio desta carta manifestar repúdio e indignação às atitudes do vereador no município de Feira de Santana, Edivaldo Lima e a todos que no último dia 04 de dezembro, coincidentemente dia em que se comemora Santa Bárbara/Yansã, numa explícita demonstração de intolerância religiosa retiraram os textos que beneficiavam as religiões de matriz africana no PDDU deste município. 
Conforme diz a constituição Brasileira, (Art. XVIII) “Todo ser humano tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; esse direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, em público ou em particular”. 
Na contra mão da luta por políticas que garantam o respeito à diversidade, o vereador do município de Feira de Santana, Edivaldo Lima demonstra mais uma vez a sua total aversão às religiões de matriz africana com uma ação claramente discriminatória e de intolerância. O exemplo mais gritante foi  a retirada do texto que beneficiava os centros de Culto Africanos e  a  implementação do ensino afro religioso nas escolas do município que faziam parte do PDDU ( Plano Diretor de Planejamento Urbano e Territorial. Não é a primeira vez que o referido vereador age dessa forma demostrando total repúdio a essa religião que diferentemente de algumas outras, não prega o ódio e nem o preconceito. Muitos líderes dessas religiões aproveitam a falta de conhecimento de grande parte dos fiéis para os manipularem, injetando em suas mentes falsas informações e no caso dos religiosos políticos utilizam das mais sórdidas ferramentas para mudarem o foco de assuntos que são deverasmente mais necessários para a população. Taxar de diabólica e promover discurso de ódio e intolerância a outras religiões que diferem do cristianismo, além de crime previsto na Lei 9.459/1997 e  Art. 208 do Código Penal - Decreto Lei 2848/40, pois fere a dignidade e liberdade humana, revela ignorância de outras realidades e tradições que fazem parte de um país Laico e multicultural como o nosso.  O direito á liberdade religiosa é um princípio da igualdade. Por essa razão nós dos Movimentos Negros, Mulheres e seguidos por vários outros movimentos da cidade repudiamos a ação desse vereador que expressa a mais absurda demonstração de intolerância religiosa contra a religião de “Matriz Africana” e exigimos à permanência dos textos que foram retirados do programa. Declaramos o nosso total apoio e solidariedade a todos adeptos e simpatizantes das religiões de matriz africana já que um dos principais objetivos da Moviafro é de lutar por igualdade, respeito e aceitação. A Moviafro se posiciona contra todo e qualquer tipo de preconceito
Vemos posturas fundamentalistas de lideres religiosos e adeptos, de maneira que em meio a estes, aparecem discursos de ódio que desrespeitam a liberdade de consciência e de crença, ao mesmo tempo em que desqualificam outras tradições de fé e distintas formas de amar e de existir. 
Em tempos de inflexão e de discursos sectários é urgente superar a visão exclusivista do cristianismo e perceber que a pluralidade do mundo é uma realidade sem volta e a convivência entre diferentes, somente é possível com o reconhecimento de que o outro é outro e que é nosso dever ético superar os preconceitos, respeitar e darmos as mãos para construirmos uma sociedade justa para todos e todas.
Construir uma sociedade comum fraterna, uma verdadeira Oikoumene é nosso desejo e o nosso árduo trabalho. Promover uma sociedade comum de vivências plurais, nas quais as religiões possam respeitar umas às outras e aqueles que não professam uma religião onde os direitos humanos fundamentais sejam reconhecidos e efetivados. Exigimos um posicionamento dos demais vereadores até porque temos certeza que os senhores não foram eleitos apenas com os votos de católicos e protestantes  entendemos que a liberdade de expressão é direito, mas, discursos e gestos de ódio como esses são crimes que geram violência, perseguições e mortes em todo o mundo, o que vai de encontro aos valores da fé cristã. Por fim, nos colocamos a disposição para de forma harmoniosa discutirmos e colocarmos em prática, ações efetivas de combate a todo e qualquer tipo de preconceito.

Comentários

  1. É um absurdo termos que conviver com pessoas de mente retrógrada, atrasada que acha a umanidade tem que pensar todos de uma só maneira e pasmem são os mesmos que crítica o Islã quando são piores do que eles por que o Islã aje de maneira onesta as claras

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O negrume da noite, reluziu o dia. Ilê Aiyê e Cortejo Moviafro, fazem história na micareta de Feira de Santana.

A Moviafro é uma mulher preta.

Núcleo Moviafro de Teatro Preto, busca equidade nos palcos.