Concurso Miss Afro Feira de Santana

Foto: Robson Amorim

O concurso Miss Afro Feira de Santana é hoje o principal e maior concurso de beleza e exaltação da mulher negra no interior da Bahia. Nele, o Moviafro elege a Miss Afro de Feira de Santana (Musa Moviafro), que tem a missão de levar a consciência que a mulher negra necessita para elevar sua auto-estima e censo critico.
Um dos maiores objetivos da Associação Cultural Moviafro é sedimentar a auto-estima na comunidade negra de Feira de santana e sua região metropolitana e propagar a cultura afro-baiana para os mais diversos pontos do mundo.Especificamente neste dia, o Moviafro juntamente com o Bloco Afro Império Africano faz isso com o foco direcionado para a mulher negra.
Foto: Rafaell de Paulo
Figurino: Flavia Sacramento

O concurso acontece desde 2017 e nasceu a partir da constatação de que não havia nenhum registro de que uma mulher negra tivesse ousado concorrer em uma competição que envolvesse beleza mas com o foco principal na conscientização, auto aceitação e elevação da auto estima. Apesar de a população brasileira ser majoritariamente mestiça, o biotipo de mulheres que o Brasil exportava a partir dos seus concursos de beleza não correspondia á realidade étnica nacional.
Com o surgimento do Moviafro, sobretudo após a criação do Concurso Miss Afro Feira de santana, veio a tona a discussão acerca "de ser negro", da negritude e do padrão de beleza diferente, mas longe de ser inferior.
Foto: Kleyson Assis

A dinâmica do concurso é regida pelos cursos, oficinas, rodas de conversas, enquetes, fóruns de discussão e dois questionários que as candidatas  precisam responder antes do desfile propriamente dito, e esses questionários são eliminatórios, mas, sobretudo, pela consciência da candidata no que diz respeito a sua negritude, devendo ela tornar-se atuante na suia comunidade nesse sentido. Por isso, quando o Moviafro elege a sua musa, a entidade está fortalecendo a cultura baiana através da afirmação da consciência negra e da manutenção das suas raízes.
As finalistas precisam atender aos requisitos de conhecimento sobre a historia do povo negro na Bahia, no Brasil e no mundo.
Foto: Kleysson Assis

A final do Concurso Miss Afro Feira de Santana que vem sendo prestigiada pelo povo e pela intelectualidade local, ocorre sempre 08 dias antes da micareta de Feira de Santana. O concurso escolhe a Miss Afro que participará das atividades realizadas pelo Bloco Afro Império Africano, pela Associação Cultural Moviafro e seus filiados, além de determinadas atividades onde o Moviafro é convidado a participar não só em Feira de Santana como também na capital Salvador e em outros municípios
da Bahia.
Foto: Kleyson Assis

Foto: Kleyson Assis

Foto: Robson Amorim

Foto: Robson Amorim

Foto: Robson Amorim

Foto: Robson Amorim

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O negrume da noite, reluziu o dia. Ilê Aiyê e Cortejo Moviafro, fazem história na micareta de Feira de Santana.

A Moviafro é uma mulher preta.

Núcleo Moviafro de Teatro Preto, busca equidade nos palcos.