Feira de Santana tem sua nova Miss Afro

Rosidalva de Araujo Dias de 28 anos, moradora do município de São Gonçalo dos Campos, região metropolitana de Feira de Santana foi eleita a Miss Afro 2019. Na noite da quinta-feira maior (18/04) com o Teatro Universitário do CUCA - Centro Universitário de Cultura e Arte lotado, foi realizado a grande final do 3º Concurso Miss Afro Feira de Santana 2019.
Com 18 finalistas de 60 candidatas inscritas o Miss Afro mais uma vez atingiu o seu objetivo que é empoderar mulheres negras de Feira de Santana e região através da conscientização acerca da sua ancestralidade e sua posição na sociedade enquanto mulher negra. Durante quatro meses são realizadas diversas atividades que tem como foco principal mostrar para essas mulheres tudo aquilo que elas não aprenderam na escola e que também não é ensinado dentro de casa, durante o concurso são realizadas enquetes, fóruns de discussão e dois questionários que são respondidos pelas candidatas, as notas desses questionários influenciam diretamente no resultado final porque o Miss Afro não é simplesmente um concurso de beleza como outro qualquer que exalta exclusivamente a beleza estética. Para a coordenação do concurso, a Miss Afro precisa, acima de tudo, entender e conhecer a sua ancestralidade, seus direitos e seu verdadeiro lugar na sociedade.

A valorização e o fortalecimento da cultura negra estavam presentes nos mais diversos símbolos, manifestações e expressões artísticas apresentadas naquela noite e atendendo ao que se propõe o Miss Afro Feira de Santana. O clima de alegria sobrepôs ao de disputa. E não era para menos pois a concretização do evento por mais um ano teve que passar por cima de muitas dificuldades inclusive a falta de recursos financeiros porque foram pouquíssimos os patrocínios mas quando a causa é nobre, a vontade é grande e há um esforço coletivo, é impossível não acontecer.
Então havia mais que motivos para comemorar. É fato que as 18 finalistas que já haviam sido selecionadas entre as 60 inscritas, queriam brilhar e serem eleitas a miss, mas como disse uma das finalistas em suas redes sociais que no Miss Afro, "havia uma disputa do bem" e que todas são vencedoras por terem chegado até o fim. E enquanto elas aguardavam ansiosas pelo inicio dos desfiles, apresentações de Julianna Maltos com o "Espetáculo Massemba", Ronny Liens, além da Banda Afropop que trouxe a dançarina Adriana Santos, Deusa do Ébano do Bloco Afro Ilê Ayiê em 2008, mantinham as torcidas animadas. Além de uma belissima apresentação da Instituição Abayomi da cidade de Simões Filho que fez todo nundo se balançar.



Antes da hora "H" as candidatas instigaram a platéia com uma apresentação de dança ancestral coreografada pelo dançarino Marcos Tanferi que momentos antes, também fez uma breve apresentação.Conduzidas por capoeiristas que derão um show a parte no momento do desfile,cada uma deu o seu melhor para conquistar a comissão julgadora, que avaliou o envolvimento com questões sociais, simpatia,desenvoltura, harmonia corporal e beleza. Bastante emocionada, a vencedora afirmou que o Concurso Miss Afro Feira de Santana é muito mais que um concurso. "Aprendemos muito sobre o verdadeiro significado da palavra empoderamento, amor próprio e algo que não tem preço e que ninguém tira de nós...conhecimento", frisou.
O segundo lugar ficou para Indianara Lima, moradora do bairro Rua Nova. Já o terceiro lugar ficou  pelo segundo ano consecutivo com Natalice Dias, moradora do bairro Santo Antonio dos Prazeres. Houve também a escolha da Miss Simpatia que é eleita pelas próprias finalistas e premiou Railane Lima, moradora do bairro Aviário.







Para 2020, serão necessárias algumas mudanças, já que o evento está tomando grandes proporções como por exemplo um local maior para a realização da final pois o teatro do CUCA, tornou-se pequeno, apesar de super agradável. Infelizmente algumas pessoas preferiram voltar para casa por não ter onde sentar, enquanto outras dividam a mesma poltrona ou se acomodaram entre uma poltrona e outra.
Os critérios de seleção também irão passar por mudanças, segundo Val Conceição muito provavelmente a primeira seletiva se dará através de um questionário e não de um desfile como já acontece. Será mantido o numero máximo de inscritas que não deverá ultrapassar de 60 mulheres e a quantidade de finalistas também sofrerá mudanças sendo fixado em 12 apenas,outro ponto que será discutido é em relação a idade máxima para participação pontuou o coordenador geral.





















Estiveram presentes também neste evento, personalidades negras politicas e religiosas além da 1ª Miss Afro de Feira de Santana Thaylane Chave e da Miss Afro 2018 Vandriane Ribeiro que passou a coroa e a faixa para a vencedora do Miss Afro 2019.


Fotos: Robson Amorim & Viviane Carvalho
      




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O negrume da noite, reluziu o dia. Ilê Aiyê e Cortejo Moviafro, fazem história na micareta de Feira de Santana.

A Moviafro é uma mulher preta.

Núcleo Moviafro de Teatro Preto, busca equidade nos palcos.