24ª Pandeirada Festa "O Arrastão da Pandeirada"


Pelo 24º ano seguido, dos quais 6 anos com a participação do Moviafro, foi realizado no último dia 24 de junho, a Pandeirada Fest ou Arrastão da Pandeirada que foi idealizado e realizado pelo Bloco Afro Tambores Urbanos.
Esse evento que já é tradição nos festejos juninos da zona sul do município a cada edição se consolida como o mais democrático e o mais esperado evento percussivo junino de Feira de Santana. É a consolidação dos trabalhos que são desenvolvidos pelo Bloco Afro no Galpão Cultural Tambores Urbanos onde os alunos mostram o resultado das oficinas de percussão e dança que são desenvolvidos por lá. 
Cerca de 500 pessoas enfrentaram as fortes chuvas que caíram durante praticamente todo o cortejo que ocupou as principais ruas dos bairros Olhos D'água,Tomba Eucalipto e Areal cantando e dançando ao som contagiante da percussão regida pelo mestre Rogério Cara Preta e a ala de canto comandada por Jeferson Akenaton.



Com as participações de importantes cantores do cenário musical feirense como Sílvio Pires, Fabinho 10 a 1, Richard Now, André Jamaica entre outros, o público presente demonstrava muita satisfação com o evento não se importando com as chuvas.
Segundo o presidente do Tambores Urbanos Gilson Zullu, a falta de patrocínio tem sido o maior obstáculo para a realização dos eventos culturais aqui em Feira, diferente de alguns municípios com uma expressão cultural menor que a do nosso onde muitos patrocinadores fazem questão de ajudar. Um evento como esse tem um custo alto para ser realizado, tem toda uma logística e por sermos entidade sem fins lucrativos não dispomos de verbas para tal, o que nos torna reféns. Ainda assim, segundo Gilson, alguns poucos sensíveis a questão cultural e racial ajudam como podem que são os casos da Secel - Secretária de Cultura, Esporte e Laser, José Neto, Robinson Almeida e Tarcísio Branco. Esse último que ao longo dos anos tem se mostrado parceiro dos movimentos culturais de Feira de Santana e pequenos comerciantes locais que apoiam essa iniciativa. Pontua o presidente.



Para Val Conceição, presidente do Moviafro, eventos como este precisam de mais visibilidade infelizmente existe uma resistência por parte da mídia local que não se interessa em divulgar e até mesmo dar cobertura a eventos como este que envolve comunidades carentes que ainda segundo Val Conceição é essa população que dá audiência para as emissoras de rádio e tv.
O Moviafro tem uma agenda de atividades culturais para o ano inteiro, inclusive esse cortejo está no nosso calendários sócio cultural, passamos as informações através de e-mail para algumas emissoras de rádio e tv, más eles não tem interesse, porém se fosse uma ligação anônima falando sobre um crime, aí sim eles viriam. Lamenta!
Problemas a parte, o que se viu durante as mais de quatro horas de festa, foi a celebração da paz, da cultura de matriz africana atrelada a cultura regional e a alegria estampada no rosto daqueles que se fizeram presentes.







Fotos: Ed Machado & A. C. Moviafro


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O negrume da noite, reluziu o dia. Ilê Aiyê e Cortejo Moviafro, fazem história na micareta de Feira de Santana.

A Moviafro é uma mulher preta.

Núcleo Moviafro de Teatro Preto, busca equidade nos palcos.