3º Encontro Moviafro de Mulheres Negras

Pelo terceiro ano consecutivo será realizado no próximo dia 27 de julho, o 3º Encontro Moviafro de Mulheres Negras. Mais uma vez, as instalações seculares do Mercado de Arte Popular será utilizada para que seja dada continuidade ao "Projeto Moviafro" criado em 2014, mas que só a partir de 2016 começou a ser colocado em pratica.
Graças a sensibilidade da ARTMAP - Associação dos Artesãos do Mercado de Arte Popular, através do seu presidente Ronildo Carlos Ramos que desde 2016 tem viabilizado a realização das atividades do Moviafro e ao DEPTUR - Departamento de Turismo de Feira de Santana que tem a frente Maria das Graças Cordeiro quem também entendeu  a ideia do projeto e tem colaborado ao máximo com a agenda do Moviafro. Vale lembrar que o DEPTUR, é um departamento da SETTDEC - Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico que tem a frente Antonio Carlos Borges Junior, bem como a SECEL - Secretaria de Cultura, Esporte e Laser que tem como gestor o jornalista Edson Felloni Borges que também dentro do possível tem dado todo o suporte ao Moviafro.
Dentro das comemorações do Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, (25/07), o Encontro Moviafro de Mulheres Negras surge em 2017 como além de outras coisas, uma excelente oportunidade para dar voz e vez a mulheres e meninas negras de Feira de Santana e região onde elas podem expor seus pensamentos, suas dores e acima de tudo, as suas conquistas enquanto mulher negra além de provocar reflexões nos participantes acerca de questões raciais, de gênero, segurança e saúde. 
O tema da 3ª edição do encontro será "Mulheres negras, histórias de resistência, de coragem, de superação e sua difícil trajetória na sociedade brasileira". Escolhido pelas integrantes do NUMNEGRAS - Núcleo Moviafro de Mulheres Negras, que foi criado recentemente para gerir as atividades do Moviafro ligadas as mulheres negras. As pessoas que quiserem participar deste encontro, poderão se inscrever através do e-mail: moviafrofsa@outlook.com, onde deverão informar nome, e-mail, contato whatsapp e formação. As inscrições pelo correio eletrônico poderão ser realizadas até ás 18:00h do dia 26/07 véspera do evento, porém aquelas pessoas que não tiverem como efetuar as suas inscrições através de e-mail, poderão ainda faze-las no dia do encontro nas dependências do Mercado de Arte Popular, das 07:00h ás 09:00h da manhã.
A programação está bastante diversificada, exatamente para atender as expectativas dos participantes nas 08 horas de evento, as atividades do Moviafro estão se consolidando a cada edição e devido a isso estamos redobrando o cuidado com a elaboração e execução das mesmas, nos cercando de mulheres e homens negros acadêmicos ou não, que tem trabalhos reconhecidos ou que simplesmente tem ideias mas não encontravam espaço para expor e que se identificam com o nosso projeto, diz Val Conceição que está coordenador do Moviafro.
Ainda segundo Val Conceição, este ano é comemorado o 5º aniversario do Moviafro que terá o seu ponto alto em novembro durante a realização do "4º Novembro Negro Moviafro" porém, iniciando essas comemorações, iremos homenagear no dia 27/07 cerca de 20 mulheres negras de Feira de Santana que ao longo desses 5 anos participaram de alguma forma da construção do "Projeto Moviafro" e que contribuíram com a sua consolidação, mulheres negras retintas ou não que em momento algum se furtaram em apoiar essa iniciativa. Dentre elas podemos destacar Ivanide Santa Barbara que é a principal homenageada, Negra Jhô, Hely Pedreira, a Yalorixá Mãe Graça de Nanã, Flavia Sacramento, Flavia Santana, Andréa Black, Silvania Miranda além da jornalista Orisa Gomes e a produtora cultural Aloma Galeano, entre outras.
Outra novidade deste 3º Encontro Moviafro de Mulheres Negras será a participação da cantora feirense Paula Sanfer, vocalista da banda Timbalada que irá compor a "Mesa Teresa de Benguela" como mulher negra e periférica que tem conquistado seu espaço num ambiente que igualmente a muitos outros, ainda é dominado pelos homens. Segue a programação completa, lembrando que o evento é gratuito e aberto ao publico.
Essa atividade, abre as ações do Moviafro no segundo semestre que ainda realizará o 2º Concurso Mister Afro Feira de Santana, o 1º Concurso Miss Afro Feira de Santana Plus Size, Projeto Diálogos Negros Moviafro, 4º Novembro Negro Moviafro e a 2ª Caminhada do Samba da Rua Nova encerrando as atividades em 2019. Todas em parceria com o Bloco Afro Cultural Império Africano.

O quê? 3º Encontro Moviafro de Mulheres Negras
Quando? Dia 27 de Julho de 2019
Onde? Mercado de Arte Popular - Feira de Santana - Bahia - Brasil
Horário? Das 09:00h ás 17:00h


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O negrume da noite, reluziu o dia. Ilê Aiyê e Cortejo Moviafro, fazem história na micareta de Feira de Santana.

A Moviafro é uma mulher preta.

Núcleo Moviafro de Teatro Preto, busca equidade nos palcos.