3º Encontro Moviafro de Mulheres Negras é realizado em Feira de Santana

Superando todas as expectativas, foi realizado durante o ultimo sábado (27/07) sob a guarda das colunas centenárias do Mercado de Arte Popular o 3º Encontro Moviafro de Mulheres Negras. Dando seguimento a uma extensa agenda de atividades afirmativas que a Associação Cultural Moviafro desenvolve ao longo do ano, o encontro tem o objetivo de oferecer vez e voz a mulheres negras e a mulheres que se destacam dentro do cenário de resistência e luta por politicas publicas de qualidade para todas. Obviamente o foco principal é e sempre será a mulher negra que vive em constante processo de busca por reparação e direitos iguais, deixando a muito tempo de se limitarem a posições e condições impostas por uma sociedade racista, preconceituosa, e sobretudo machista e a partir de um determinado tempo, fazendo acontecer. Mas o Moviafro também reconhece a atuação e a luta de tantas outras mulheres.
Foi o que pôde ser visto e ouvido nos ´posicionamentos das convidadas a comporem a "Mesa Tereza de Benguela", nome especialmente dado a mesa temática do encontro por se tratar de um ícone na luta, resistência e conquistas que teve como protagonista uma mulher negra. Com o tema "Mulheres Negras, historias de resistência, de coragem, de superação e sua difícil trajetória na sociedade brasileira". Foi aberto um extenso leque entre as participantes, que falaram a partir das suas vivencias e historias vividas por outras pessoas. O evento foi aberto ás 08 com um café da manhã coletivo oferecido aos convidados e durante esse café já se pôde ver o nível que seria esse terceiro encontro, ás nove, foi aberta ao publico e iniciada as palestras com Ivanide Santa Barbara que é um verdadeiro ícone no movimento negro de Feira de Santana, seguida pelas demais convidadas Suellen Amaral, Railma Santos, Amanda Flora, Mãe Graça de Nanã, Flavia Santana, Pan Batista, Paula Sanffer, e Fabiana Machado. O evento também abriu as comemorações do 5º aniversario da Associação Cultural Moviafro, idealizadora e realizadora de diversas atividades de empoderamento através da conscientização  
do povo negro no nosso município. Foram debatidas também a historia das mulheres negras, analisando as repercussões do contexto histórico na realidade atual e mapeado novas estrategias para fortalecer o acesso digno nas áreas de saúde, lazer segurança, trabalho, educação, ações de combate ao racismo, machismo e LGBTfobia. Estamos repensando o lugar das mulheres negras a partir de uma perspectiva do feminismo negro, levando em consideração a interseccionalidade: gênero, raça, geração, território e religiosidades. Afirma Suellen Amaral, uma das coordenadoras do NUMNEGRAS que é o Núcleo Moviafro de Mulheres Negras que foi lançado durante este evento e tem como objetivo tornar as mulheres integrantes,em agentes de transformação, garantindo a presença e a contribuição dessas mulheres em todo processo de criação, execução, avaliação e devolutiva nas mídias de comunicação desenvolvendo ações que garantem a promoção da igualdade e o enfrentamento á violência contra a mulher através de trocas de experiencias, leituras e debates internos, as mulheres serão instrumentalizadas para as ações ,sendo mulheres adolescentes, jovens e adultas de Feira de Santana e região.

Devido ao sucesso deste 3º Encontro, está sendo discutida a possibilidade da realização do 4º Encontro Moviafro de Mulheres Negras ainda esse ano, dentro das comemorações do mês da consciência negra e aí passariam a ter duas edições anuais ao invés de uma como já acontece. Um dos momentos mais emocionantes do encontro sem duvidas foi quando a cantora Paula Sanffer, ex- "The Voice Brasil" e atual cantora da Banda Timbalada contou de uma forma bem peculiar (cantando), um pouco da sua trajetória e algumas situações que passou devido a sua cor e condição como mulher pobre e periférica, inclusive no meio artístico que já vive a mais de 20 anos todos se emocionaram quando Paula afirmou o respeito que tem pela religião de matriz africana, sendo ela oriunda da religião evangélica.Em sua fala, a mesma afirmou que nunca pregou o ódio religioso e que nunca defendeu placa de igreja como muitos fazem e que acima de tudo sempre respeitou a opção das pessoas sejam elas politicas, religiosas ou sexuais.


Durante o encontro também foram realizadas oficinas com o turbanista Adão Ferreira (Dão Turbantes) e apresentado ao publico o "Projeto Empoderamake-up" da maquiadora Silvania Miranda que objetiva entre outras coisas desmistificar e acabar de vez com o padrão eurocêntrico imposto por algumas industrias de cosméticos que preterem a população afrodescendente, além de dar oportunidades a mulher negra periférica de ter acesso ao que há de melhor dentro desse seguimento. Após as oficinas, ocorreram diversas apresentações artísticas com a Banda Afro Lua Negra, a própria Paula Sanffer que cantou algumas canções, inclusive a sua mais nova composição "Ninguém é melhor que eu" onde foi acompanhada pelo percussionista Nilton Rasta e convidou também os cantores Gilsan Reggaeman do Brasil e Djalma Ferreira que deram um show a parte.
Foram homenageadas também durante o evento 22 mulheres que de alguma forma contribuíram com as ações do Moviafro ao longo desses cinco anos, para Val Conceição, coordenador geral da associação essa homenagem mesmo tão simples, é  uma forma de reconhecer essas mulheres não só pelo que somaram ao Moviafro, mais também pelas atividades que desenvolvem no dia a dia que infelizmente tem sido invisibilizada pelo machismo preponderante na sociedade. Foram homenageadas a chefe da divisão de promoção da igualdade racial da secretaria municipal de desenvolvimento social Faraildes Ribeiro, a escritora Alessandra Sampaio, Olivia Roberta que é coordenadora do movimento cultural no município de Irará, a jornalista Orisa Gomes, a trancista Andréa Black proprietária do Studio Andréa Black, Flavia Sacramento que é estilista especializada em moda étnica afro, Flavia Santana, historiadora e escritora, Luciana Nascimento, pedagoga, Hely Pedreira que também é pedagoga, Rosa Araujo que é a atual Miss Afro de Feira de Santana e está altamente engajada nas causas do gênero, além de outras. 



As atividades da Associação Cultural Moviafro continuam até o dia 08 de dezembro bem como as comemorações do seu 5º aniversario, segundo Anne Santos, coordenadora operacional da entidade, serão realizados o "Projeto Diálogos Negros Moviafro" em setembro, o 2º Concurso Mister Afro de Feira de Santana que já está em andamento e terá a sua grande final no dia 30 de Agosto, o 1º Concurso Miss Afro Plus Size Feira de Santana que iniciou as suas inscrições em 1º de agosto e a final será em novembro, o Moviafro Social em outubro e as comemorações do mês da consciência negra com a 4ª edição do "Projeto Novembro Negro Moviafro" que este ano trará algumas novidades como a realização da Corrida Rustica Zumbí dos Palmares e o Cortejo Moviafro pela preservação da cultura de matriz africana, além da segunda edição da Missa Afro de Feira de Santana, Caminhada Moviafro pela Paz e contra a Intolerância Religiosa com a realização do Xirê dos Orixás e a Caminhada do Samba da Rua Nova fechando as atividades em 2019.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O negrume da noite, reluziu o dia. Ilê Aiyê e Cortejo Moviafro, fazem história na micareta de Feira de Santana.

A Moviafro é uma mulher preta.

Núcleo Moviafro de Teatro Preto, busca equidade nos palcos.