Moviafro, uma entidade atuante!

Fundada em 20 de novembro de 2014 com um único objetivo. Requalificar e Ressignificar o Movimento Negro de Feira de Santana, a Associação Cultural Moviafro tem sido fiel ao seu proposito, realizando inúmeros eventos que valorizam, dignificam e dão visibilidade a homens e mulheres negrxs periféricxs, gordxs que durante muito tempo foram classificadxs como "minoria". 
Com a consolidação de eventos como o " Concurso Miss Afro Feira de Santana", "Encontro Moviafro de Mulheres Negras", ambos já na sua terceira edição e o "Concurso Mister Afro Feira de Santana" concomitante com a consolidação da própria associação como o principal representante do Movimento Negro Organizado em Feira de Santana e região, surgiu a necessidade da criação de núcleos específicos para dirimir assuntos ligados a cada seguimento. Assim, após algumas reuniões, foram criados três núcleos formados por profissionais que voluntariamente têm se dedicado a desenvolver ações afirmativas que buscam eliminar desigualdades historicamente acumuladas, garantir a igualdade de oportunidades e tratamento, compensar perdas provocadas pela discriminação e marginalização decorrentes de motivos raciais, étnicos, religiosos, de gênero e outros.

NUMNEGRAS - Núcleo Moviafro de Mulheres Negras, composto por Psicologas, Assistentes Sociais, Pedagogas, Advogadas, Historiadoras, Mestras e Doutoras negras militantes e atuantes, bem como por comerciantes, vendedoras ambulantes autônomas que dividem seus fazeres e saberes e ao mesmo tempo tem a oportunidade de acessarem informações e formações que durante anos lhes foi negada.
NUMTEP - Núcleo Moviafro de Teatro Preto, formado por atrizes, atores, bailarinos negros e afro criadores que fundamenta seu processo de criação nos princípios contemporâneos do teatro negro, politica, cultura e militância. Objetiva fomentar o teatro em Feira de Santana na perspectiva afro, pensando questões de raça, classe e gênero, possibilitando espaço de atuação e discussão sobre cidadania e cultura negra.
NUMPED - Núcleo Moviafro para Assuntos Pedagógicos, formado por profissionais e estudantes de pedagogia, tem o objetivo de promover a inclusão social por meio da educação e atuar como multiplicador das melhores praticas pedagógico-educacionais em meio a população brasileira socioeconomicamente desfavorecida. 
NUMCULT - Núcleo Moviafro de Cultura, composto por produtores e gestores culturais, estudantes e fazedores de cultura em todas as suas linguagens, que tem como objetivo a criação de programas e projetos para a captação de recursos através de editais lançados dentro e fora do país. Bem como a idealização e realização de eventos socioculturais. Estuda-se também a criação dos núcleos de praticas jurídicas e de saúde. 

A Associação Cultural Moviafro a cada dia busca através das suas ações, promover a inclusão e a justiça social por meio da arte, da cultura de matriz africana e da educação. 
"Levantemos uns aos outros"


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O negrume da noite, reluziu o dia. Ilê Aiyê e Cortejo Moviafro, fazem história na micareta de Feira de Santana.

A Moviafro é uma mulher preta.

Núcleo Moviafro de Teatro Preto, busca equidade nos palcos.