Moviafro - Negros e Negras em movimento.
2022 ainda nem bem começou mais as ações da Associação Cultural de Feira de Santana já estão a todo vapor. A entidade que vem se destacando no cenário cultural de Feira de Santana como uma das mais atuantes, após ter lançado o seu calendário de ações afirmativas, segue em movimento.
NUMNEGRAS - Núcleo Moviafro de Mulheres Negras
Em 25 de janeiro, abrindo as suas atividades o Núcleo Moviafro de Mulheres Negras que está sendo coordenado pela psicóloga Suellen Cardoso, realizou a oficina: "Direito das Mulheres Negras" que através da plataforma Google Meet sanou duvidas e orientou acerca da conquista de direitos que muitas das vezes elas desconhecem devido a perversidade do racismo estrutural que insiste em anular esse conhecimento, que insiste em anular essas conquistas. Com a participação das advogadas Diana Pereira e Patrícia Pinheiro, essa ultima que também é delegada de policia e autoridade na religião de matriz africana, as participantes dessa oficina tiveram acesso a várias informações, a como buscar a garantia desses direitos e a fazer uso deles.
NUMTEP - Núcleo Moviafro de Teatro Preto
O Núcleo Moviafro de Teatro Preto também desenvolve em 2022 diversas atividades, começando pela Mostra Cênica "Abram os Caminhos" que recentemente foi contemplado no Edital Na Palma da Mão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia via Lei Aldir Blanc. Essa mostra, dividida em dois espetáculos e uma roda de conversa já é fruto de um trabalho que está sendo construído a várias mãos com a coordenação de Keu Costa que é atriz, diretora e professora. Os espetáculos Abram os Caminhos e Dandara e Zumbi, de Palmares até aqui estão disponíveis no canal da Moviafro no Youtube. Já a roda de conversa: "A Representatividade do Teatro Negro em Feira de Santana", poderá ser revista no perfil da entidade no instagram.
NUMAS - Núcleo Moviafro de Ação Social
Com ações contundentes na área social, o Núcleo Moviafro de Ação Social, lançado recentemente tem atendido algumas comunidades carentes com distribuição de cestas básicas e produtos de higiene pessoal e de limpeza. O NUMAS, tem como principal objetivo amenizar o sofrimento de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social através da captação de alimentos, roupas, remédios, materiais de higiene e de limpeza bem como capacitar jovens e adultos para o mercado de trabalho. Coordenado por Mary Soares, ativista social, esse núcleo tem se tornado extremamente essencial para a comunidade periférica e afrodescendente de Feira de Santana.
NUMPED - Núcleo Moviafro de Apoio Pedagógico
Desde o ano passado com o lançamento do Projeto Enemgrecer, o Núcleo Moviafro de Pedagogia tem atuado na área de educação inclusiva e antirracista. Buscando oferecer de forma gratuita cursos, minicursos, oficinas de formação, palestras, rodas de conversa e seminários que visam a inserção de meninas e meninos negros na sociedade através do conhecimento. O professor mestre Valter Zaqueu que está na coordenação deste núcleo é um homem negro, oriundo da periferia que através deste trabalho busca devolver para as comunidades tudo aquilo que ele conquistou, tudo aquilo que aprendeu.
NUMJUD - Núcleo Moviafro de Apoio Jurídico
O mais novo núcleo da Associação Cultural Moviafro de Feira de Santana, já nasce cheio de responsabilidades. Sabemos que uma das principais lutas do nosso povo é por direitos, por reconhecimentos e por aceitações. A advogada Diana Pereira, aceitou o desafio de coordenar e desenvolver juntamente com parceiros, ações afirmativas que busquem aproximar ainda mais as comunidades carentes dos seus direitos que são assegurados pela nossa Constituição Federal mais que são diariamente usurpados de nós.
Além desses, estamos em formação de mais quatro núcleos. Todos eles com o mesmo objetivo, que é proporcionar para toda comunidade afrodescendente de Feira de Santana, ferramentas que as ajudem na busca por melhores dias.
Núcleo Moviafro de LGBTQIA+ Negres - Núcleo Moviafro de Homens Pretos - Núcleo Moviafro de Apoio ao Culto Afro Brasileiro e o Núcleo Moviafro de Politica Preta.
Filie-se a Associação Cultural Moviafro de Feira de Santana e torne-se também um negro ou negra em movimento.
Comentários
Postar um comentário