Sob as bênçãos de Nanã, Moviafro leva ancestralidade para a Micareta de Feira 2025
Da sombra do Iroko, no Terreiro Ilê Axé Gilodefan e debaixo das bênçãos das matriarcas Graça de Nanã e Dona Hildete da Rua Nova, desfilou o Cortejo Moviafro na Micareta 2025.
Ação afirmativa que se consolida como reafirmação do protagonismo e resistência da Cultura de Matriz Africana na Micareta de Feira de Santana, o Cortejo Moviafro inundou o Circuito Maneca Ferreira com muita paz, alegria e axé.Com o tema: Mães de Santo, Mães de Sangue o Cortejo Moviafro homenageou as duas matriarcas da instituição e promoveu uma reflexão sobre as semelhanças entre as mães que cuidam da espiritualidade e as mães que dão a luz.Embalados pelo som percussivo da Banda Afropop com a participação especial da cantora Patrícia Gomes, ex.vocalista da Timbalada, adeptos e simpatizantes das religiões de matriz africana se emocionaram e se divertiram.
Império Africano e Samba de Mães
O Cortejo Moviafro 2025 consolidou a parceria de 4 anos com o Bloco Afro Império Africano e as suas lindas baianas, que deram um toque especial ao desfile e de forma inédita o Bloco Samba de Mães formado por mulheres oriundas dos mais diversos terreiros de candomblé de Feira de Santana e região.
Val Conceição, coordenador geral da Associação Cultural Moviafro, idealizadora do cortejo, avaliou como positiva essa edição, apesar das dificuldades enfrentadas e o esvaziamento devido às chuvas.
Val também parabenizou e agradeceu a Prefeitura de Feira de Santana e ao Governo do Estado que através do Projeto Pérola Negra e do Programa Ouro Negro, respectivamente, deram o apoio financeiro que segundo ele, foi fundamental para a realização do desfile.
Comentários
Postar um comentário