Espaço Pérola Negra na Micareta de Feira de Santana

Pérolas Negras....
Assim que deve ser tratada todas as entidades da cultura de matriz africana. E em 2019, foi inaugurado durante a micareta de Feira de Santana, o Espaço Pérola Negra que antes e de forma equivocada chamava-se "Espaço Quilombola". Mas o que significa a palavra QUILOMBOLA?
O que eram QUILOMBOS?
A  Secretaria de Cultura do município atendendo a solicitação da Associação Cultural Moviafro, rebatizou o espaço destinado aos desfiles de Blocos Afros, Afoxés e Escolas de Samba que são heranças positivas da ancestralidade negra, formas de re-existir e resistir a todas as te ntativas de invisibilização imposta por uma sociedade racista, preconceituosa e intolerante ao  longo dos séculos. As entidades culturais se preparam durante cerca de dez meses dentro das suas comunidades desenvolvendo projetos sócio culturais de inserção para um povo sofrido  que não tem oportunidades de mostrar a sua arte e que espera por esse momento para sentirem -se livres e em evidência, mostrando assim toda a sua beleza, cultura e tradição e também um pouco da sua religião (...aquilo que se pode mostrar). São nossas riquezas, nosso tesouro, nossas pérolas negras.



Cerca de 22 agremiações desfilaram nos dois dias de Pérola Negra, apesar do espaço ainda não estar da forma que desejamos sem sombra de dúvidas é uma grande conquista para nós povo negro....disse Viviane Carvalho, diretora de uma das agremiações. Foram momentos de muita emoção e satisfação ver pessoas que com mais de 40 anos de desfile, acompanharam diversas mudanças ao longo desses anos estarem presentes em mais um momento de reconstrução desse movimento.
A exemplo de "Tonho do Fígado" e de Maria Amália, verdadeiros baluartes da cultura afro em Feira de Santana. De uma forma geral o Espaço Pérola Negra foi um sucesso apesar de algumas pessoas terem se posicionado contra, como também fizeram com a nossa festa maior, mas a resposta se deu em alto estilo. Parabéns a todos os envolvidos e vida longa ao nosso Pérola Negra na Micareta de Feira de Santana.





Fotos: Viviane Carvalho


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O negrume da noite, reluziu o dia. Ilê Aiyê e Cortejo Moviafro, fazem história na micareta de Feira de Santana.

A Moviafro é uma mulher preta.

Núcleo Moviafro de Teatro Preto, busca equidade nos palcos.