O negrume da noite, reluziu o dia. Ilê Aiyê e Cortejo Moviafro, fazem história na micareta de Feira de Santana.


Quando os músicos da Banda Aiyê começaram a fazer a passagem de som, no ultimo dia de micareta, domingo pela manhã, já se podiam perceber os  arrepios, os olhares lacrimejados e automaticamente um suave balanço no corpo anunciando que o baile iria começar. Após três longos anos de espera, Feira de Santana estava se despedindo da sua maior festa, que pela primeira vez em sua historia teve a maior participação de artistas afrodescendentes e para fechar com chave de ouro, a Moviafro realizou a segunda edição do Cortejo Moviafro para a Preservação da Cultura de Matriz Africana na Micareta de Feira de Santana, trazendo como atração o Bloco Afro mais antigo do mundo, o Ilê Aiyê, que entre outras coisas, simboliza a atemporalidade dessa cultura ancestral. 

Homenageando as mães das águas, o cortejo buscou no seu desfile chamar a atenção da sociedade de um modo geral para a valorização dessa cultura tão forte e representativa no nosso município e que apesar das varias tentativas de invisibilização, resiste. O desfile trouxe para o circuito principal da festa, aproximadamente 500 pessoas que se emocionaram, cantaram e dançaram embalados pelas canções do Ilê. 



Na saída do cortejo o pó de pemba foi soprado
, para pedir a Exú caminhos abertos. Em seguida, mais um agrado ao orixá da comunicação com água, farinha e farofa de azeite de dendê, o milho branco e a soltura de uma pomba branca anuncia as intenções e pedidos de paz a Oxalá para toda a humanidade. 





Pronto! O mais belo cortejo da micareta já começa a tomar conta da avenida e uma legião de negões e negonas "malassombradas" bailam ao som da Banda Aiyê num misto de orgulho e emoção cruzando o circuito oficial que infelizmente estavam com seus camarotes vazios. A imprensa não estava lá, não haviam legiões de fotógrafos e a grande mídia feirense não se atentou e não cobriu um dos momentos mais bonitos e emocionantes da festa. Afinal de contas, quem iria dar visibilidade a um bloco afro, cheio de pessoas pretas numa cidade racista e preconceituosa como Feira de Santana? 













Mas, nós estávamos lá. Nós fizemos história e consolidamos o Cortejo Moviafro como a principal mobilização afro cultural da micareta de Feira de Santana e foi lindo onde quem esteve lá, pôde confirmar que verdadeiramente somos "a negrada que traz o astral pra avenida, e quando passamos fazemos chorar", com 
o bailado das dançarinas e dançarino cortejando a Deusa do Ébano embalados pelo estilo cadenciado e contagiante da percussão dando o ritmo para as vozes marcantes e potentes da ala de canto, sim fizemos história. 

Superamos obstáculos, surpreendemos os que torciam contra e trouxemos o mais belo bloco afro para o mais belo cortejo realizando o sonho de muita gente que em prantos, desfilaram com o Ilê Aiyê pela primeira vez. 

Agradecimentos:

A Olodumare, ser supremo, a todos os orixás especialmente a Exú e Ogum por ter nos blindado e ter sempre nos dado caminhos, a Ialorixá Jaciara de Ogum e a Simone de Xangô do Unzó de Tempo Zará que nunca deixaram de acreditar e não podemos esquecer dos nossos parceiros, porque seria muito mais difícil sem eles, e a confiança que tiveram na Moviafro Feira de Santana foi determinante para que pudéssemos reluzir na avenida. A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, ao Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e da Superintendência de Fomento ao Turismo da Bahia a APLB - Sindicato de Feira de Santana, através da sua presidenta Marlede Oliveira e toda a sua diretoria que simplesmente se apaixonaram e abraçaram a ideia desde o primeiro contato e principalmente a Preta Nice do Grupo Pretas e Pretos Ilê Aiyê e a Negona Glória que juntamente com outras negonas e outros negões da capital Salvador disseram sim para esse projeto e também a todos, todas e todes nossos associados que acreditaram, confiaram e estiveram lá. 





Não podemos esquecer também daquelas pessoas que não acreditaram, que não ajudaram e que conspiraram contra, mas que no dia do cortejo, estavam lá. Saibam que vocês também são especiais para nós e serão bem vindas e bem vindos no próximo cortejo.



















A diretoria da Associação Cultural Moviafro já está se mobilizando para 2024 e pretende fazer o lançamento do tema e do carnê no feriado de 7 de setembro onde contará com a participação de vários artistas e celebridades convidadas. Já existe uma novidade para o próximo ano, segundo Anne Santos que é coordenadora adjunta, faremos fantasias ao invés de camisas. Tais fantasias serão semelhantes as que o mais belo dos belos desfila a 50 anos, obviamente dentro da realidade do tema e das cores do nosso cortejo, pontua Anne. 

Para maiores informações, as pessoas interessadas em tornar-se socio e ou patrocinadores devem entrar em contato através do whatssapp ou do email da instituição. Finaliza.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Moviafro é uma mulher preta.

Núcleo Moviafro de Teatro Preto, busca equidade nos palcos.