Entidades de Matriz Africana oficializam nova representatividade

 22 entidades de matriz africana, reuniram-se na tarde dessa última quinta-feira (24) com o secretário de cultura do município de Feira de Santana, Edson Borges, onde já iniciaram as discussões visando a micareta de 2019. Durante o encontro, o presidente da Associação Cultural Moviafro, Val Conceição apresentou ao representante do governo municipal um documento assinado pelos 22 presidentes que outorgava ao Moviafro a representar tais entidades judicial e extrajudicialmente, bem como perante aos órgãos públicos e a iniciativa privada. O secretário aceitou o documento e deu continuidade a reunião que tratou também de questões como:
• Assinatura de convênio individual;
• Acompanhamento das atividades de cada entidade;
• Criação de agenda cultural;
• Mapeamento das entidades afro do município;
• Apresentação de novo circuito.
Ainda durante a reunião falou-se também de projetos para requalificar e ressignificar todas as entidades de matriz africana do nosso município, já que diante dos últimos acontecimentos, essas entidades perderam um pouco da sua identidade.
Para Nilton Rasta, luthier e dirigente de entidade, essa primeira reunião, superou todas as expectativas pois o secretário demonstrou-se bastante preocupado com os últimos acontecimentos e muito interessado em viabilizar melhorias para todos. Disse o o percussionista.
Todos os presentes puderam fazer uso da palavra, pois essa é uma das diretrizes da Associação Cultural Moviafro, direito para todos. Para Val Conceição, ficou a sensação de um futuro bastante promissor com essa iniciativa do secretário de cultura e em breve espera estar se reunindo novamente para dar continuidade a esse processo.
Fazem parte do quadro de filiados as seguintes agremiações:
ESCOLAS DE SAMBA:
Brasil Meu Samba
Escravo do Oriente
Império Feirense
AFOXES:
Filhos de Ogum
Filhos D'Oguian
Filhos da Luz
Pomba de Malê
Filhos de Nanã
Filhos de Oxalá
BLOCOS AFROS:
Imperio Africano
Muzembela
Tambores Urbanos
Sorriso Negro
Zumbi dos Palmares
Guerreiros Africanos
Filhos de Male
Nelson Mandela
Contos de Benin
Pretos de Preta
BLOCO DE REGGAE:
Quilombo
BLOCOS DE CAPOEIRA:
Os Dois Antonios
Ginga Menino
BLOCO DE SAMBA:
Unidos pelo Samba
Essa oficialização consolida o novo momento em que vivem essas entidades que juntas buscarão fomentos e parcerias para leva-las de volta ao seu devido lugar, não só em relação a festa momesca mais durante todo o ano, já que muitas delas desenvolvem atividades em suas comunidades e utilizam a micareta, apenas como momento de demonstrar a sociedade aquilo que é feito na periferia. Concluiu o presidente.



Comentários

  1. CORREÇÃO!!!!!
    A Associação de Capoeira Dois Antonios, por equívoco foi relacionada como já filiada. Na verdade, essa filiação ainda não foi concretizada. Pedimos desculpas em público a todos da associação pelo ocorrido.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Regulamento Concurso Miss Afro Feira de Santana 2025

Moviafro encerra as atividades de 2024

Sob as bênçãos de Nanã, Moviafro leva ancestralidade para a Micareta de Feira 2025