Noite de celebração à identidade e resistência negra, consagra a Miss Afro Feira de Santana 2025

Mais do que um concurso de beleza, a 8ª edição do Miss Afro Feira de Santana reafirmou o compromisso com a valorização da mulher negra, sua ancestralidade, autoestima e protagonismo. O evento promovido pela Associação Cultural Moviafro, reuniu candidatas em um processo formativo e politico, encerrando com um luxuoso desfile de passarela que coroou Lusania Ribeiro como a Miss Afro 2025.


Ao final da noite, o sentimento geral era de conquista coletiva, a passarela transformou-se em palco de afirmação da identidade negra, em um espetáculo que uniu beleza, ancestralidade e protagonismo feminino. Com o teatro lotado por amigos, familiares e apoiadores das candidatas, a moradora do bairro Parque Getúlio Vargas, recebeu a faixa e a coroa de Miss Afro e irá representar não só a sua comunidade como todas as mulheres negras de Feira de Santana e região, nas mais diversas atividades da Moviafro, durante o ano. 

Após 90 dias de formação, 84 inscritas de praticamente todos os bairros de Feira de Santana, 6 municípios da região metropolitana, foi celebrado com as 17 finalistas, a realização de mais uma edição, apesar das dificuldades enfrentadas. O Miss Afro Feira de Santana, reafirma a importância de ações que rompem com os padrões eurocêntricos de beleza e oferecem visibilidade a corpos, vozes e historias muitas vezes apagadas ou invisibilizadas. 

Essa ação afirmativa vai para além do desfile e da premiação: Promovem espaço seguro de escuta, aprendizado e reconstrução da autoestima para jovens negras, que passam a se ver como referencia dentro de suas comunidades.

O Concurso Miss Afro Feira de Santana, segue sendo uma verdadeira celebração da negritude, da coletividade e da força transformadora que nasce quando mulheres pretas ocupam espaços de destaque, com orgulho de quem são e de onde vieram.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regulamento Concurso Miss Afro Feira de Santana 2025

Moviafro encerra as atividades de 2024

Sob as bênçãos de Nanã, Moviafro leva ancestralidade para a Micareta de Feira 2025