Entidade afro feirense, recebe homenagem em Salvador.

A Associação Cultural Moviafro, de Feira de Santana, recebeu na tarde da última quarta-feira (18/07), a medalha "Liberdade e Inclusão" em evento realizado na capital Salvador. Comemorando o Dia Internacional de Nelson Mandela e ao seu aniversário de 100 anos, que seria completado  nesta data. Essa premiação  contemplou 20 personalidades e Lideranças Sociais, Culturais, Religiosas, Políticas, Imprensa, e de  Educação na Bahia.
A cerimônia ocorreu no Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador e foi idealizada pelo Instituto África 900. A Drª Patrícia Pinheiro, iniciou os trabalhos falando da importância da data para todo o povo negro e para todos que lutam pela liberdade e igualdade, em seguida foi formada a mesa com diversas personalidades negras, entre elas, a jornalista Wanda Chase, a cantora Margareth Menezes, o secretário de Cultura de São Francisco do Conde Osman Ramos, o comendador cubano Fernando Calderón Boris, além da Yalorixá Mãe Mara Tessunne que é vereadora no município de Muritiba e a primeira de religião de matriz africana em todo o recôncavo da Bahia. Após uma breve apresentação dos membros que compunham essa mesa, foi iniciada a entrega das medalhas. Segundo a organizadora Patrícia Pinheiro, a medalha "Liberdade e Inclusão" é o reconhecimento às instituições e pessoas que têm contribuído no combate ao racismo em todas as suas formas, todo e qualquer tipo de preconceito e intolerâncias. Para Val Conceição, coordenador do Moviafro, o fato da entidade feirense ter recebido esta medalha em Salvador que é sem duvidas o principal pólo de cultura afro-brasileira, é extremamente importante, pois nos dá a certeza de que estamos fazendo um trabalho significativo na requalificação e resignificação do movimento negro em Feira de Santana e só aumenta a nossa responsabilidade em manter e expandir esse trabalho, além de estreitar os laços com outros dirigentes de entidades negras da capital e do recôncavo, disse.


A Associação Cultural Moviafro é homenageada pela segunda vez este ano, a primeira foi no mês de Maio com o Troféu Axé Destaque São Francisco do Conde que também contemplou entidades que prestam serviços relevantes a comunidade de matriz africana. Ressaltou o dirigente.
Entre os agraciados estavam além dos já citados acima, a escritora mineira Carmem Brettas que recentemente lançou o livro " O segredo do grande líder Mandela", Clovis Dragone - Diretor Executivo da Revista Exclusiva, Drº Aristides de Oliveira Mascarenhas (Pai Ari de Ajagunã) - Presidente da FENACAB, Mãe Neci de Oxum - Membro da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, Júlio Leite e Marcos Poca Olho - compositores do tema 2018 do Bloco Afro Ile Ayiê, Edimilson Neves - Diretor de Projetos do Bloco Afro Ilê Ayiê entre outros.
A cantora Margareth Menezes após receber a medalha, deu uma palhinha acompanhada da Banda Afro Frutos do Conde de São Francisco do Conde e atração musical do evento, onde relembrou sucessos eternos como: Faraó, Elegibô e Alfabeto do Negão. Em seguida a dupla Julinho Magayver e Marcos Poca Olho, apresentarão a canção " Oração a Mandela" música tema do Ilê Ayiê em 2018.

Quando chamado para receber a premiação, Val Conceição falou de forma resumida a história do Moviafro, um pouco da sua história no movimento negro feirense, além de agradecer a todos que fazem parte desse coletivo.


".....em todo peito do povo negro, bate um coração Mandela".

 Veja fotos do evento:
















Comentários

  1. Parabens negão tmj. Não pode parar vamos pra cima .

    ResponderExcluir
  2. Um excelente evento. Um afrocubano saudo para sua organizadora a Dra. Patricia Pinheira.

    ResponderExcluir
  3. Maravilha Val!! Eu agradeço a honra de poder lhe homenagear, e mais ainda, poder reconhecer a força e a importância do seu trabalho em Feira de Santana!! Mandela nos uniu e irá nos inspirar a estar sempre buscando construir um mundo melhor!! Parabéns Guerreiro!! E que venha o Nelson Mandela Day-2019, e a 2@ Edição da Medalha... LIBERDADE E INCLUSÃO!!

    ResponderExcluir
  4. Um evento grandioso. Muito feliz e honrada em ser homenageada com a Medalha INCLUSÃO E LIBERDADE.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Regulamento Concurso Miss Afro Feira de Santana 2025

Moviafro encerra as atividades de 2024

Sob as bênçãos de Nanã, Moviafro leva ancestralidade para a Micareta de Feira 2025