Entidade afro feirense, recebe homenagem em Salvador.

A Associação Cultural Moviafro, de Feira de Santana, recebeu na tarde da última quarta-feira (18/07), a medalha "Liberdade e Inclusão" em evento realizado na capital Salvador. Comemorando o Dia Internacional de Nelson Mandela e ao seu aniversário de 100 anos, que seria completado  nesta data. Essa premiação  contemplou 20 personalidades e Lideranças Sociais, Culturais, Religiosas, Políticas, Imprensa, e de  Educação na Bahia.
A cerimônia ocorreu no Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador e foi idealizada pelo Instituto África 900. A Drª Patrícia Pinheiro, iniciou os trabalhos falando da importância da data para todo o povo negro e para todos que lutam pela liberdade e igualdade, em seguida foi formada a mesa com diversas personalidades negras, entre elas, a jornalista Wanda Chase, a cantora Margareth Menezes, o secretário de Cultura de São Francisco do Conde Osman Ramos, o comendador cubano Fernando Calderón Boris, além da Yalorixá Mãe Mara Tessunne que é vereadora no município de Muritiba e a primeira de religião de matriz africana em todo o recôncavo da Bahia. Após uma breve apresentação dos membros que compunham essa mesa, foi iniciada a entrega das medalhas. Segundo a organizadora Patrícia Pinheiro, a medalha "Liberdade e Inclusão" é o reconhecimento às instituições e pessoas que têm contribuído no combate ao racismo em todas as suas formas, todo e qualquer tipo de preconceito e intolerâncias. Para Val Conceição, coordenador do Moviafro, o fato da entidade feirense ter recebido esta medalha em Salvador que é sem duvidas o principal pólo de cultura afro-brasileira, é extremamente importante, pois nos dá a certeza de que estamos fazendo um trabalho significativo na requalificação e resignificação do movimento negro em Feira de Santana e só aumenta a nossa responsabilidade em manter e expandir esse trabalho, além de estreitar os laços com outros dirigentes de entidades negras da capital e do recôncavo, disse.


A Associação Cultural Moviafro é homenageada pela segunda vez este ano, a primeira foi no mês de Maio com o Troféu Axé Destaque São Francisco do Conde que também contemplou entidades que prestam serviços relevantes a comunidade de matriz africana. Ressaltou o dirigente.
Entre os agraciados estavam além dos já citados acima, a escritora mineira Carmem Brettas que recentemente lançou o livro " O segredo do grande líder Mandela", Clovis Dragone - Diretor Executivo da Revista Exclusiva, Drº Aristides de Oliveira Mascarenhas (Pai Ari de Ajagunã) - Presidente da FENACAB, Mãe Neci de Oxum - Membro da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, Júlio Leite e Marcos Poca Olho - compositores do tema 2018 do Bloco Afro Ile Ayiê, Edimilson Neves - Diretor de Projetos do Bloco Afro Ilê Ayiê entre outros.
A cantora Margareth Menezes após receber a medalha, deu uma palhinha acompanhada da Banda Afro Frutos do Conde de São Francisco do Conde e atração musical do evento, onde relembrou sucessos eternos como: Faraó, Elegibô e Alfabeto do Negão. Em seguida a dupla Julinho Magayver e Marcos Poca Olho, apresentarão a canção " Oração a Mandela" música tema do Ilê Ayiê em 2018.

Quando chamado para receber a premiação, Val Conceição falou de forma resumida a história do Moviafro, um pouco da sua história no movimento negro feirense, além de agradecer a todos que fazem parte desse coletivo.


".....em todo peito do povo negro, bate um coração Mandela".

 Veja fotos do evento:
















Comentários

  1. Parabens negão tmj. Não pode parar vamos pra cima .

    ResponderExcluir
  2. Um excelente evento. Um afrocubano saudo para sua organizadora a Dra. Patricia Pinheira.

    ResponderExcluir
  3. Maravilha Val!! Eu agradeço a honra de poder lhe homenagear, e mais ainda, poder reconhecer a força e a importância do seu trabalho em Feira de Santana!! Mandela nos uniu e irá nos inspirar a estar sempre buscando construir um mundo melhor!! Parabéns Guerreiro!! E que venha o Nelson Mandela Day-2019, e a 2@ Edição da Medalha... LIBERDADE E INCLUSÃO!!

    ResponderExcluir
  4. Um evento grandioso. Muito feliz e honrada em ser homenageada com a Medalha INCLUSÃO E LIBERDADE.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O negrume da noite, reluziu o dia. Ilê Aiyê e Cortejo Moviafro, fazem história na micareta de Feira de Santana.

A Moviafro é uma mulher preta.

Núcleo Moviafro de Teatro Preto, busca equidade nos palcos.