Moviafro participa de oficina de turismo étnico em Feira de Santana.

Na tarde da última terça-feira (07/08), a Associação Cultural Moviafro representada pelo seu presidente Val Conceição e por uma das suas entidades filiadas Afoxé Filhos da Luz que tem a frente o professor Antônio Anunciação, além de Hely Pedreira(Pedagoga) e Adão Ferreira(Turbanista), ambos membros do Coletivo Moviafro, participaram da " Oficina de empreendedorismo étnico afro" para a Formação da Rede de Turismo Étnico Afro de Feira de Santana, realizada através de uma ação conjunta entre a Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico por meio do Departamento de Turismo e a Secretaria de Turismo do Estado.
O objetivo dessa rede é a implantação de um roteiro de turismo étnico afro aqui em Feira de Santana que deverá iniciar as suas atividades a partir de Janeiro de 2019. Terreiros de Candomblé, Centros de Umbanda, Grupos de Capoeira, Produtores Culturais e  Artesãos, bem como Grupos Afros a exemplo de Afoxés e Blocos Afros são o público alvo dessa iniciativa. 
Segundo Adão Ferreira, que a cerca de quatro anos confecciona, divulga e comercializa os mais variados tipos de turbantes, participando inclusive de várias atividades culturais, será uma excelente oportunidade de divulgar ainda mais o seu trabalho já que Feira de Santana ainda não tem uma tradição nesse tipo de comércio.
Já Hely Pedreira que além de pedagoga e uma importantíssima ativista cultural, a formação desse roteiro em Feira servirá para dar maior visibilidade as expressões afrodescendentes que é bastante forte e diversificada na nossa cidade. Existem muitos espaços onde a cultura afro pulsa mais forte aqui em Feira de Santana que não têm a devida visibilidade. Acrescentou a pedagoga.
Foto: Acorda Cidade
Para Val Conceição, a participação do Moviafro nessas oficinas e também na rede, é de uma importância muito significativa pois um dos objetivos do coletivo é de exatamente oferecer ferramentas para que as entidades filiadas desenvolvam suas atividades de forma a se auto sustentar. Ainda segundo o presidente, é importante que todas as entidades filiadas ao Moviafro, participem para que todas possam estar presentes nessa rede desenvolvendo suas atividades de forma organizada e rentável.
Graça Cordeiro, diretora do Departamento de Turismo do município, também enfatiza a importância dessas oficinas para os movimentos sociais ligados ao movimento negro pois irá qualifica-los e inseri-los no comércio étnico afro no nosso município.

Fotos: Washington Nery

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O negrume da noite, reluziu o dia. Ilê Aiyê e Cortejo Moviafro, fazem história na micareta de Feira de Santana.

A Moviafro é uma mulher preta.

Núcleo Moviafro de Teatro Preto, busca equidade nos palcos.