Moviafro participa de oficina de turismo étnico em Feira de Santana.

Na tarde da última terça-feira (07/08), a Associação Cultural Moviafro representada pelo seu presidente Val Conceição e por uma das suas entidades filiadas Afoxé Filhos da Luz que tem a frente o professor Antônio Anunciação, além de Hely Pedreira(Pedagoga) e Adão Ferreira(Turbanista), ambos membros do Coletivo Moviafro, participaram da " Oficina de empreendedorismo étnico afro" para a Formação da Rede de Turismo Étnico Afro de Feira de Santana, realizada através de uma ação conjunta entre a Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico por meio do Departamento de Turismo e a Secretaria de Turismo do Estado.
O objetivo dessa rede é a implantação de um roteiro de turismo étnico afro aqui em Feira de Santana que deverá iniciar as suas atividades a partir de Janeiro de 2019. Terreiros de Candomblé, Centros de Umbanda, Grupos de Capoeira, Produtores Culturais e  Artesãos, bem como Grupos Afros a exemplo de Afoxés e Blocos Afros são o público alvo dessa iniciativa. 
Segundo Adão Ferreira, que a cerca de quatro anos confecciona, divulga e comercializa os mais variados tipos de turbantes, participando inclusive de várias atividades culturais, será uma excelente oportunidade de divulgar ainda mais o seu trabalho já que Feira de Santana ainda não tem uma tradição nesse tipo de comércio.
Já Hely Pedreira que além de pedagoga e uma importantíssima ativista cultural, a formação desse roteiro em Feira servirá para dar maior visibilidade as expressões afrodescendentes que é bastante forte e diversificada na nossa cidade. Existem muitos espaços onde a cultura afro pulsa mais forte aqui em Feira de Santana que não têm a devida visibilidade. Acrescentou a pedagoga.
Foto: Acorda Cidade
Para Val Conceição, a participação do Moviafro nessas oficinas e também na rede, é de uma importância muito significativa pois um dos objetivos do coletivo é de exatamente oferecer ferramentas para que as entidades filiadas desenvolvam suas atividades de forma a se auto sustentar. Ainda segundo o presidente, é importante que todas as entidades filiadas ao Moviafro, participem para que todas possam estar presentes nessa rede desenvolvendo suas atividades de forma organizada e rentável.
Graça Cordeiro, diretora do Departamento de Turismo do município, também enfatiza a importância dessas oficinas para os movimentos sociais ligados ao movimento negro pois irá qualifica-los e inseri-los no comércio étnico afro no nosso município.

Fotos: Washington Nery

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regulamento Concurso Miss Afro Feira de Santana 2025

Moviafro encerra as atividades de 2024

Sob as bênçãos de Nanã, Moviafro leva ancestralidade para a Micareta de Feira 2025