Entidade cultural realiza caminhada em comemoração ao dia nacional do samba.


“.... obrigado meu Deus, foi tudo lindo”.

Com essa palavra o ativista cultural Jorge Santana resumiu o que foi a 1ª Caminhada do Samba da Rua Nova realizada no dia 02 de dezembro em comemoração ao dia nacional do samba. Jorge Muzembela, como é conhecido foi quem coordenou a festa idealizada  pela Associação Cultural Moviafro.
Como parte do processo de requalificação das entidades afro de Feira de Santana, a 1ª Caminhada do Samba da Rua Nova, encerrou as atividades da Moviafro em 2018. Criamos o evento para que as entidades filiadas possam se desenvolverem, e se manterem em atividade durante o ano inteiro, entendemos que cobrar dessas entidades atividades constantes seria injusto sem que antes pudéssemos oferecer condições para que as mesmas o fizessem, disse o presidente da Moviafro, Val Conceição. Ainda segundo ele, Jorge Muzembela está de parabéns, pois juntamente com a sua equipe soube desenvolver o trabalho de forma a motivar os demais filiados a também buscarem maior participação na realização de eventos culturais. Falo isso, porque outras agremiações filiadas a Moviafro já demonstraram interesse na realização de eventos sócio culturais nas suas comunidades.








Cerca de 600 pessoas participaram da caminhada que teve o apoio não só da comunidade local, mais também de muitas pessoas que se deslocaram de outros bairros e até mesmo de outras cidades, para se divertirem ao som do mais autêntico samba cantado por André Lopes e a turma do grupo Sem Mais Nem Menos. A caminhada foi iniciada às 11 horas da manhã, como havia sido programado anteriormente um horário que segundo os participantes foi excelente, apesar de atípico já que a maioria dos eventos no bairro, só começam no período da tarde. Percorrendo as principais ruas da Rua Nova com algumas paradas estratégicas, por volta das 14:30h, o cortejo do samba chegou onde havia sido o ponto de partida para fazer o encerramento. Uma multidão já aguardava a chegada do trio elétrico que com ele trouxe algumas centenas de pessoas fazendo um grande encontro onde proliferou alegria, paz e diversão. 



Alguns parceiros foram fundamentais para que a caminhada pudesse ter sido realizada, dentre os quais destaca-se o Grupo 2 de Julho principal patrocinador, a Polícia Militar do Estado da Bahia, que através da 64ª CIPM destacou cerca de 30 policiais que juntamente com a Base Comunitária de Segurança do bairro sob o comando do primeiro tenente Quintela deram todo suporte na segurança do evento, fazendo também um serviço que cabia a SMT que foi o bloqueio temporário de algumas ruas. A SMT não enviou prepostos para auxiliarem nesse evento mesmo sendo solicitado com bastante antecedência. Segundo o preposto daquela superintendência haviam outros eventos na mesma data e horário e segundo ele, eram eventos maiores onde todo efetivo para aquela data já estava escalado. A Guarda Municipal e a Secretária de Saúde do município, também não atenderam solicitações oficiais feitas pela Moviafro, ambas alegaram contenção de despesas.
Mais mesmo com dificuldades a 1ª Caminhada do Samba da Rua Nova foi um sucesso, era nítida a satisfação na fisionomia de cada um dos participantes. Famílias inteiras, crianças e idosos puderam sambar em um ambiente saudável e sem violência. Uma das participantes disse que foi um dos momentos mais emocionantes para ela durante a caminhada, quando André Lopes fez uma homenagem a um morador que havia falecido recentemente, cantando a música preferida dele. E ao chegar no ponto de encerramento o que se viu foram muitas pessoas já com saudade e explicitando o desejo de participação na segunda edição em 2019.
A Associação Cultural Moviafro agradece a Jorge Muzembela pelo desprendimento e dedicação para o sucesso do evento, bem como ao Salão Andréa Black, Arlecio da Banda Pretos de Preta, Comercial Jaqueira,  Supermercado Felipe, Comercial Mirtoca , Bando da Rua Nova, Deputado Fernando Torres e a todos os envolvidos direta e indiretamente na consolidação de mais um projeto idealizado pela Moviafro e coordenado pelo Bloco Afro Muzembela.

Confira as fotos do evento:
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O negrume da noite, reluziu o dia. Ilê Aiyê e Cortejo Moviafro, fazem história na micareta de Feira de Santana.

A Moviafro é uma mulher preta.

Núcleo Moviafro de Teatro Preto, busca equidade nos palcos.