3º Concurso Miss Afro Feira de Santana, encerra inscrições para a 3ª edição.

Ás 17:00 horas de ontem (14/02), foram encerradas as inscrições para a 3ª edição do Concurso Miss Afro Feira de Santana, com 51 candidatas inscritas, o Miss Afro Feira de Santana se consolida de fato como o principal evento de exaltação a beleza da mulher negra feirense, onde o foco central é a conscientização  através  de rodas de conversa, palestras, oficinas e um mini curso sobre a historia da cultura afro brasileira fazendo jus ao que as candidatas das edições 2017 e 2018 afirmam. "O Miss Afro Feira, é mais um curso do que um concurso"
51 mulheres negras é um numero deverasmente significante em se tratando de uma cidade como Feira de Santana. Ano passado tivemos 123 candidatas mas sabíamos que esse numero não correspondia com a nossa realidade tendo em vista a quantidade que desistiram no decorrer do concurso. O Miss Afro Feira de Santana não é um congenere á muitos concursos de beleza que existem, onde prevalece apenas a beleza estética, não temos nada contra e inclusive achamos necessário esse tipo de concurso, mesmo que quase sempre não vemos melanina preta como vencedora. Porém o Miss Afro vai mais além, buscando desenvolver nessas mulheres que genética e ancestralmente  já são lindas, a conscientização a respeito dessa sua ancestralidade, seus direitos como cidadã, e a valorização das suas conquistas na sociedade. Além de discutir assuntos como feminicidio, doenças sexualmente transmissíveis e doenças que afetam a população negra feminina. 
Acreditamos que as 51 inscritas fogem da realidade de uma cidade racista, machista, preconceituosa, homofóbica, gordofóbica e intolerante. Demonstrando exatamente o inverso, e principalmente se assumindo como mulheres negras e dignas representantes da afrodescendência que apesar de invisibilizada, existe sim, em Feira de Santana. a exemplo das candidatas que participam do Miss Afro desde a sua primeira edição, em 2017 e estão conosco novamente.
Desejamos a todas boa sorte e um excelente aprendizado, ao mesmo tempo em que agradecemos pela confiança e por não terem deixado se contaminar pela branquitude que nos ronda.
REPRESENTATIVIDADE, IMPORTA SIM!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entidades afro de Feira de Santana criam coletivo em busca de reconhecimento e sustentabilidade.

Negra Jhô anuncia mais uma edição da sua tradicional feijoada no Pelourinho.

Pai de santo se forma em Direito vestindo toga branca em Bagé: 'Não posso usar a cor preta'