Ensaios Moviafro 2020 - 1ª Edição

Foi realizado no ultimo sábado (08), a primeira edição do Projeto Ensaios Moviafro 2020 em Feira de Santana. Com o apoio exclusivo das Secretarias de Cultura, Esporte e Laser e Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, a Praça da Kalilandia um dos pontos mais sofisticados do centro da cidade feirense se rendeu aos encantos, brilho e beleza da dança e da musica afro. O ritmo contagiante da percussão atraiu as pessoas que residem naquela região bem como os transeuntes que no primeiro momento não entendiam do que se tratava, mas quando paravam para escutar o toque dos tambores, rapidamente se envolviam com o convite percussivo. Neste primeiro dia de ensaio, participaram os blocos afros IMPÉRIO AFRICANO, GUERREIROS AFRICANOS, TAMBORES URBANOS, FEIRA AXÉ e ACADÊMICOS DE FEIRA que levaram para a praça seus ritmistas e dançarinos, que embelezaram ainda mais aquele local que diga-se de passagem está em perfeito estado de conservação.


O Projeto Ensaios Moviafro, foi idealizado pelo Núcleo Moviafro de Preservação da Cultura de Matriz Africana e tem como principal objetivo, ressignificar e requalificar esta cultura aqui no município, já que Feira de Santana tem um histórico de mais de três décadas de atuação do Movimento Negro. Para Gílson Zulu, coordenador do núcleo, a parceria com a prefeitura municipal através da SECEL e SETTDEC, está sendo fundamental para a execução deste trabalho, pois sem esses apoios seria praticamente impossível a realização do mesmo, tendo em vista que este projeto existe desde 2016, entretanto só agora e graças a este apoio, pôde ser realizado. Disse....
Além das entidades culturais de matriz africana do município, este projeto também beneficia outros seguimentos, como por exemplo o comércio local já que existem ali inúmeros estabelecimentos comerciais como bares, lanchonetes, restaurantes, lojas de conveniência e frutas da época, como também um hotel. Alguns proprietários destes estabelecimentos agradeceram aos organizadores e a prefeitura por terem levado entretenimento para aquele espaço, alguns moradores também ficaram extremamente contentes com a alegria e movimentação que foi levada para a praça, segundo uma antiga moradora, já estava com saudade de ver a "minha praça" tão alegre e movimentada.
Serão realizadas mais duas intervenções dentro do projeto, a próxima será no dia 07 de março e a ultima dia 11 de abril, também com a participação de artistas locais como: Djalma Ferreira, Gilsan Reggaeman do Brasil, Roberto Kuelho e Márcia Porto que já confirmaram presença. Em Março, será a vez das seguintes entidades:
Bloco Afro Filhos de Malê - Bloco Afro Zumbi dos Palmares - Afoxé Filhos de Nanã - Afoxé Filhos de Oxalá e Escola de Samba Marquês de Sapucaí.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O negrume da noite, reluziu o dia. Ilê Aiyê e Cortejo Moviafro, fazem história na micareta de Feira de Santana.

A Moviafro é uma mulher preta.

Núcleo Moviafro de Teatro Preto, busca equidade nos palcos.