Ensaios Moviafro 2020 - 1ª Edição

Foi realizado no ultimo sábado (08), a primeira edição do Projeto Ensaios Moviafro 2020 em Feira de Santana. Com o apoio exclusivo das Secretarias de Cultura, Esporte e Laser e Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, a Praça da Kalilandia um dos pontos mais sofisticados do centro da cidade feirense se rendeu aos encantos, brilho e beleza da dança e da musica afro. O ritmo contagiante da percussão atraiu as pessoas que residem naquela região bem como os transeuntes que no primeiro momento não entendiam do que se tratava, mas quando paravam para escutar o toque dos tambores, rapidamente se envolviam com o convite percussivo. Neste primeiro dia de ensaio, participaram os blocos afros IMPÉRIO AFRICANO, GUERREIROS AFRICANOS, TAMBORES URBANOS, FEIRA AXÉ e ACADÊMICOS DE FEIRA que levaram para a praça seus ritmistas e dançarinos, que embelezaram ainda mais aquele local que diga-se de passagem está em perfeito estado de conservação.


O Projeto Ensaios Moviafro, foi idealizado pelo Núcleo Moviafro de Preservação da Cultura de Matriz Africana e tem como principal objetivo, ressignificar e requalificar esta cultura aqui no município, já que Feira de Santana tem um histórico de mais de três décadas de atuação do Movimento Negro. Para Gílson Zulu, coordenador do núcleo, a parceria com a prefeitura municipal através da SECEL e SETTDEC, está sendo fundamental para a execução deste trabalho, pois sem esses apoios seria praticamente impossível a realização do mesmo, tendo em vista que este projeto existe desde 2016, entretanto só agora e graças a este apoio, pôde ser realizado. Disse....
Além das entidades culturais de matriz africana do município, este projeto também beneficia outros seguimentos, como por exemplo o comércio local já que existem ali inúmeros estabelecimentos comerciais como bares, lanchonetes, restaurantes, lojas de conveniência e frutas da época, como também um hotel. Alguns proprietários destes estabelecimentos agradeceram aos organizadores e a prefeitura por terem levado entretenimento para aquele espaço, alguns moradores também ficaram extremamente contentes com a alegria e movimentação que foi levada para a praça, segundo uma antiga moradora, já estava com saudade de ver a "minha praça" tão alegre e movimentada.
Serão realizadas mais duas intervenções dentro do projeto, a próxima será no dia 07 de março e a ultima dia 11 de abril, também com a participação de artistas locais como: Djalma Ferreira, Gilsan Reggaeman do Brasil, Roberto Kuelho e Márcia Porto que já confirmaram presença. Em Março, será a vez das seguintes entidades:
Bloco Afro Filhos de Malê - Bloco Afro Zumbi dos Palmares - Afoxé Filhos de Nanã - Afoxé Filhos de Oxalá e Escola de Samba Marquês de Sapucaí.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regulamento Concurso Miss Afro Feira de Santana 2025

Moviafro encerra as atividades de 2024

Sob as bênçãos de Nanã, Moviafro leva ancestralidade para a Micareta de Feira 2025