Levantemos uns aos outros

Mais um ano iniciando e com ele surgem também novas perspectivas de darmos continuidade ao nosso trabalho. A Associação Cultural Moviafro, tem se consolidado como o principal grupo do Movimento Negro organizado de Feira de Santana através das suas ações. Ações essas que visam requalificar e ressignificar o movimento, suas entidades, grupos e militantes que lutam por reparação, por mais espaço, por reconhecimento. Há algum tempo estamos mostrando a sociedade feirense que fazemos muito mais que esporte e carnaval, que desenvolvemos dentro dos nossos guetos, trabalhos de inclusão social, de luta e de resistência apesar de ainda existirem em nosso município entidades carnavalescas, aquelas que existem apenas para desfiles micaretescos. Em pouco mais de um ano e meio tentamos agregar o maior numero de agremiações possíveis, mais sempre deixávamos claro que nenhuma delas eram obrigadas a permanecerem, apesar de fazermos de tudo para que nenhuma soltasse a mão da outra.
Porém e infelizmente devido a questões ideológicas, uma parte resolveram se desligar do PROJETO MOVIAFRO e permanecerem apenas como entidades carnavalescas e obviamente respeitando a decisão de cada um, deixamos essas entidades a vontade para seguirem seus rumos. Com isso, pudemos perceber nitidamente que se faz necessário e extremamente importante mantermos o processo de requalificação, onde com isso teremos condições de direcionar os projetos para as entidades que de fato estão preparadas e dispostas a executarem.
Em 2019, mantivemos uma agenda solida com atividades socioculturais que buscaram o tempo todo resgatar a cultura de matriz africana no nosso município dando visibilidade aqueles que desenvolvem esta cultura. Ainda que para muitos, a cultura de matriz africana não faz parte da da história de Feira de Santana, nós buscamos resgatar a historia de figuras negras feirenses, importantes e em 2020, o resultado desse resgate será apresentado durante o desfile do Cortejo Moviafro na micareta de Feira de Santana. Que trará como tema: "Negra Feira", nesse tema faremos uma verdadeira viagem na historia do nosso municipio, porém uma historia que nuca nos foi contada. Falaremos sobre os nossos grandes conterraneos negros que fizeram e fazem parte desta cidade, desde a sua fundação, até os dias atuais. Representando hoje, um terço das entidades culturais existentes em Feira de Santana, o Moviafro também mantem seus nucléos especificos que desenvolvem um trabalho paralelo á associação, são eles:
NUMNEGRAS - Núcleo Moviafro de Mulheres Negras
NUMTEP - Núcleo Moviafro de Teatro Preto
NUMPED - Núcleo Moviafro de Pedagogia
Todos eles coordenados por profissionais especializados e extremamente engajados no projeto Moviafro.
Além do Fundo Moviafro de Solidariedade que foi criado recentemente com o objetivo de levantar donativos que serão repassados para a população carente e instituições de caridade.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O negrume da noite, reluziu o dia. Ilê Aiyê e Cortejo Moviafro, fazem história na micareta de Feira de Santana.

A Moviafro é uma mulher preta.

Núcleo Moviafro de Teatro Preto, busca equidade nos palcos.