Seguimos em luta!!!

Realizando diversas ações afirmativas no município de Feira de Santana, todas elas com foco na população afrodescendente, a Associação Cultural Moviafro vem se consolidando como a principal referencia no Movimento Negro desta cidade. Com uma agenda solida e podendo contar com o apoio do governo municipal através de algumas secretarias, bem como algumas empresas que se identificam com as causas, o Moviafro não para de produzir. 
Durante muito tempo, as entidades culturais feirenses ficaram num estado de inércia que parecia não ter fim, porém com o surgimento do Moviafro em 2014, essa situação mudou e aquelas entidades que entenderam a proposta e se filiaram, hoje se destacam como as mais atuantes não só em termos de apresentações artísticas, mais também em relação a atividades socioculturais, de formação, conscientização e empoderamento. Hoje, onze entidades culturais são representadas pelo Moviafro, todas elas com enorme representatividade nas comunidades onde estão localizadas e constantemente concorrendo a editais públicos e privados de fomento, buscando criar e manter projetos de inclusão social. A Associação Cultural Moviafro está requalificando o movimento negro e tem sido um divisor de águas nesse movimento que outrora era muito mais respeitado e atuante. Porém, devido a vaidade e a má gestão de alguns grupos esse mesmo movimento se fragmentou e só agora vem sendo ressignificado por aqueles que anseiam por conquistas para todo povo negro.
Com o slogan "Levantemos uns aos outros", seguimos firmes em busca de melhores dias para a população afrodescendente, povo humilde e humilhado pela sua classe social, pela sua cor e em muitas vezes, pelo seu estilo.
Buscamos reparação, buscamos igualdade, buscamos acima de tudo RESPEITO. E as ações realizadas tem trazido a tona entre outras coisas o racismo e o preconceito existentes em nossa cidade, com os nossos núcleos, ensinamos a população negra a lutar de forma ordenada e organizada, ensinamos a resistir e acima de tudo reexistir. Encontramos resistência sim, inclusive por parte de alguns "irmãos" que não atentaram-se de como a sociedade racista age para fazerem com que eles acreditem que não existe racismo em Feira de Santana, que não existe intolerância religiosa nessa "Terra formosa e bendita", estamos aqui para de forma inteligente e coerente explicitarmos o quanto nosso "Paraíso com nome de Feira", discrimina, segrega e exclui por ser negro ou negra, homossexual, lésbica, periférico, gordo ou gorda, adepto das religiões de matriz africana. Realizamos nossos eventos para mostrarmos a necessidade que temos de mais inclusão, e quando falamos de inclusão nos referimos a todos os setores, mais principalmente naqueles onde a cor da sua pele, o bairro que você mora e a marca que você veste são determinantes para o seu acesso.
Seguimos em luta...... sem maltratar, sem humilhar, sem desfazer e sem depreciar. Quando falamos em igualdade, vamos no mais profundo da palavra, principalmente entre os nosso iguais.
IGUALDADE é a inexistência de desvios ou incongruências sob determinado ponto de vista, entre dois ou mais elementos comparados.
Sejamos um só corpo, tenhamos um só ideal, sejamos uma só tribo



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O negrume da noite, reluziu o dia. Ilê Aiyê e Cortejo Moviafro, fazem história na micareta de Feira de Santana.

A Moviafro é uma mulher preta.

Núcleo Moviafro de Teatro Preto, busca equidade nos palcos.