Concurso Miss Afro, chega a fase semifinal.


Após os primeiros períodos de avaliação e qualificação, foram definidas entre 156 inscritas, as 24 semifinalistas da 4ª edição do Concurso Miss Afro Feira de Santana 2020. O Miss Afro, que está consolidado como o principal evento de exaltação a mulher negra do interior da Bahia, a cada edição realizada tem superado as expectativas dos seus idealizadores em relação ao numero de candidatas. Desde a sua primeira edição em 2017, onde foram inscritas 40 beldades negras, o concurso tem evoluído também na sua dinâmica, se tornando de fato, mais um curso que um concurso. Durante os quatro meses de duração são oferecidos a todas as participantes inúmeras atividades formativas, como por exemplo as oficinas de auto-maquiagem, passarela e designer em penteado afro, um mini curso de oratória, palestras e rodas de conversa com psicologas, assistentes sociais, nutricionistas e advogadas que firmam parceria com o Moviafro e oferecem seus serviços como forma de patrocínio. Com o tema central "Uma levanta a outra", o miss afro busca desenvolver nessas meninas e mulheres negras, a SORORIDADE, que é a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum. Este conceito, está fortemente presente no feminismo, sendo definido como um aspecto de dimensão ética, politica e pratica deste movimento de igualdade entre os gêneros. 
Portanto, o miss afro está longe de ser um concurso de beleza convencional, até porque todas elas passam por avaliações que vão desde debates realizados no grupo especifico do whatsapp á aplicação de questionários que são baseados em apostilas elaboradas pelo núcleo pedagógico, com assuntos relacionados ao movimento negro e seus mártires, feminismo negro, literatura negra, e personalidades negras antigas e contemporâneas. As notas destes questionários são fundamentais para o resultado final, pois até as semifinais, elas determinam quais delas irão passar de fase, na fase anterior, foram 40 candidatas e o questionário habilitou as 24 mais bem pontuadas para a semifinal.
Durante a fase semifinal, as candidatas voltam a passar pelo mesmo processo de qualificação, onde é dado continuidade aos debates e palestras, em seguida elas passarão mais uma vez por uma avaliação escrita e uma avaliação de passarela que terá um peso minimo, pois na verdade serão somadas as notas da avaliação escrita que valerá 6 pontos e a avaliação da passarela que valerá 4 pontos. As 15 melhores pontuadas serão habilitadas a grande final.

Coronavírus

A grande final do 4º Concurso Miss Afro Feira de Santana 2020, seria realizada no dia 16 de abril no Teatro do CUCA - Centro Universitário de Cultura e Arte, porém e infelizmente devido a pandemia do COVID - 19 e por força do decreto municipal publicado na ultima sexta-feira 13 de março que objetiva combater uma possível contaminação em massa no nosso município, a final foi adiada. Uma nova data está sendo analisada e muito provavelmente será no dia 24 de julho, véspera do Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha. 
Para a coordenação do concurso, não haveria uma data melhor, estamos engajados na luta juntamente com os órgãos públicos para que a nossa cidade possa dentro desses próximos três meses, sair dessa desconfortável situação, disse Val Conceição, coordenador geral do Moviafro e do evento.

Patrocinadores

Ainda é uma das principais dificuldades enfrentadas pela organização do concurso, infelizmente o empresariado de Feira de Santana ainda não demonstra interesse em atrelar a sua marca a este tipo de evento, são muitos "nãos" recebidos, isso quando nos atendem. Em alguns casos nem somos atendidos e por telefone mesmo na recepção de algumas empresas nós ouvimos um nossa empresa não tem interesse" mais isso não nos desanima, pois como a nossa luta é diária, "seguimos lutando" diz Anne Santos, uma das coordenadoras.
Entretanto, e por mais difícil que seja, nessa edição surgiram alguns parceiros que vão de encontro a situação apresentada por vários empresários e dentro das suas condições, nos ofereceram aquilo que podiam, o que não resolve, mais ameniza e muito os nossos custos.
Temos como principais parceiros a Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através das Secretarias de Cultura, Esporte e Lazer, Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, através do Departamento de Turismo, Secretaria de Desenvolvimento Social, através da Divisão de Igualdade Racial e a Fundação Egberto Tavares Costa que nos apoiam com a estrutura e logística do evento. Além dos parceiros que estão conosco desde 2017, e conhecem nossa batalha de perto, como é o caso de Flavia Sacramento, Acorda Cidade, Kings Cabelos, Negrif Modas Afro, Comunicorpos, Neta Queiroz, Silvania Miranda, Dão Turbantes, Artmap, Anny Alves, Point das Pretas e o Versos de Mulher. Existe uma grande perspectiva de nos próximos dias serem firmadas novas parcerias, pois contatos estão sendo mantidos com a  loja Encontro das Noivas, Rosy Primo, Leandro Matheus Eventos, Marcel Cerimonial, Carla Boutique, Loja Pé de Cristal e a Loja Donna Gata. Com exceção da loja Encontro das Noivas, as demais, os contatos só foram possíveis devido a uma parceria entre o Moviafro e o produtor de eventos Claudio Castellano.
O Concurso Miss Afro Feira de Santana, está orçado em 10 mil reias e essas parcerias reduzem esse valor, mas ainda assim, necessitamos de mais apoio para fecharmos as contas.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entidades afro de Feira de Santana criam coletivo em busca de reconhecimento e sustentabilidade.

Negra Jhô anuncia mais uma edição da sua tradicional feijoada no Pelourinho.

Pai de santo se forma em Direito vestindo toga branca em Bagé: 'Não posso usar a cor preta'