Concurso Miss Afro, chega a fase semifinal.


Após os primeiros períodos de avaliação e qualificação, foram definidas entre 156 inscritas, as 24 semifinalistas da 4ª edição do Concurso Miss Afro Feira de Santana 2020. O Miss Afro, que está consolidado como o principal evento de exaltação a mulher negra do interior da Bahia, a cada edição realizada tem superado as expectativas dos seus idealizadores em relação ao numero de candidatas. Desde a sua primeira edição em 2017, onde foram inscritas 40 beldades negras, o concurso tem evoluído também na sua dinâmica, se tornando de fato, mais um curso que um concurso. Durante os quatro meses de duração são oferecidos a todas as participantes inúmeras atividades formativas, como por exemplo as oficinas de auto-maquiagem, passarela e designer em penteado afro, um mini curso de oratória, palestras e rodas de conversa com psicologas, assistentes sociais, nutricionistas e advogadas que firmam parceria com o Moviafro e oferecem seus serviços como forma de patrocínio. Com o tema central "Uma levanta a outra", o miss afro busca desenvolver nessas meninas e mulheres negras, a SORORIDADE, que é a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum. Este conceito, está fortemente presente no feminismo, sendo definido como um aspecto de dimensão ética, politica e pratica deste movimento de igualdade entre os gêneros. 
Portanto, o miss afro está longe de ser um concurso de beleza convencional, até porque todas elas passam por avaliações que vão desde debates realizados no grupo especifico do whatsapp á aplicação de questionários que são baseados em apostilas elaboradas pelo núcleo pedagógico, com assuntos relacionados ao movimento negro e seus mártires, feminismo negro, literatura negra, e personalidades negras antigas e contemporâneas. As notas destes questionários são fundamentais para o resultado final, pois até as semifinais, elas determinam quais delas irão passar de fase, na fase anterior, foram 40 candidatas e o questionário habilitou as 24 mais bem pontuadas para a semifinal.
Durante a fase semifinal, as candidatas voltam a passar pelo mesmo processo de qualificação, onde é dado continuidade aos debates e palestras, em seguida elas passarão mais uma vez por uma avaliação escrita e uma avaliação de passarela que terá um peso minimo, pois na verdade serão somadas as notas da avaliação escrita que valerá 6 pontos e a avaliação da passarela que valerá 4 pontos. As 15 melhores pontuadas serão habilitadas a grande final.

Coronavírus

A grande final do 4º Concurso Miss Afro Feira de Santana 2020, seria realizada no dia 16 de abril no Teatro do CUCA - Centro Universitário de Cultura e Arte, porém e infelizmente devido a pandemia do COVID - 19 e por força do decreto municipal publicado na ultima sexta-feira 13 de março que objetiva combater uma possível contaminação em massa no nosso município, a final foi adiada. Uma nova data está sendo analisada e muito provavelmente será no dia 24 de julho, véspera do Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha. 
Para a coordenação do concurso, não haveria uma data melhor, estamos engajados na luta juntamente com os órgãos públicos para que a nossa cidade possa dentro desses próximos três meses, sair dessa desconfortável situação, disse Val Conceição, coordenador geral do Moviafro e do evento.

Patrocinadores

Ainda é uma das principais dificuldades enfrentadas pela organização do concurso, infelizmente o empresariado de Feira de Santana ainda não demonstra interesse em atrelar a sua marca a este tipo de evento, são muitos "nãos" recebidos, isso quando nos atendem. Em alguns casos nem somos atendidos e por telefone mesmo na recepção de algumas empresas nós ouvimos um nossa empresa não tem interesse" mais isso não nos desanima, pois como a nossa luta é diária, "seguimos lutando" diz Anne Santos, uma das coordenadoras.
Entretanto, e por mais difícil que seja, nessa edição surgiram alguns parceiros que vão de encontro a situação apresentada por vários empresários e dentro das suas condições, nos ofereceram aquilo que podiam, o que não resolve, mais ameniza e muito os nossos custos.
Temos como principais parceiros a Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através das Secretarias de Cultura, Esporte e Lazer, Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, através do Departamento de Turismo, Secretaria de Desenvolvimento Social, através da Divisão de Igualdade Racial e a Fundação Egberto Tavares Costa que nos apoiam com a estrutura e logística do evento. Além dos parceiros que estão conosco desde 2017, e conhecem nossa batalha de perto, como é o caso de Flavia Sacramento, Acorda Cidade, Kings Cabelos, Negrif Modas Afro, Comunicorpos, Neta Queiroz, Silvania Miranda, Dão Turbantes, Artmap, Anny Alves, Point das Pretas e o Versos de Mulher. Existe uma grande perspectiva de nos próximos dias serem firmadas novas parcerias, pois contatos estão sendo mantidos com a  loja Encontro das Noivas, Rosy Primo, Leandro Matheus Eventos, Marcel Cerimonial, Carla Boutique, Loja Pé de Cristal e a Loja Donna Gata. Com exceção da loja Encontro das Noivas, as demais, os contatos só foram possíveis devido a uma parceria entre o Moviafro e o produtor de eventos Claudio Castellano.
O Concurso Miss Afro Feira de Santana, está orçado em 10 mil reias e essas parcerias reduzem esse valor, mas ainda assim, necessitamos de mais apoio para fecharmos as contas.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O negrume da noite, reluziu o dia. Ilê Aiyê e Cortejo Moviafro, fazem história na micareta de Feira de Santana.

A Moviafro é uma mulher preta.

Núcleo Moviafro de Teatro Preto, busca equidade nos palcos.