Projeto Ensaios Moviafro, traz Tonho Matéria, Roberto Kuelho e Djalma Ferreira.

Cantor, compositor, produtor cultural, bacharel em publicidade e propaganda e mestre de capoeira. Esses são alguns dos títulos de Antônio Carlos Gomes Conceição, falando assim, cremos que pouquíssimas pessoas saberão de quem se trata, mas estamos falando do grande mestre "Tonho Matéria" que abrilhantou com a sua presença, a segunda intervenção do Projeto Ensaios Moviafro da Cultura de Matriz Africana. 
Evento realizado pela Associação Cultural Moviafro com apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Laser do município de Feira de Santana e de um dos parceiros do Moviafro, Adriano Costa que viabilizou a vinda desse artista. O principal objetivo deste evento, é exatamente dar visibilidade às entidades culturais que desenvolvem trabalhos socioculturais durante todo o ano, mas que infelizmente só eram vistas na micareta, ainda assim de forma tímida o que há anos vinha acontecendo. Porém, essa situação começou a mudar a partir da criação do Moviafro que tem realizado diversas atividades e faz questão de colocar como protagonistas, exatamente tais entidades. 
O apoio da prefeitura municipal tem sido fundamental para tais realizações, porém os demais apoiadores que estão surgindo são também, super bem vindos. 
Segundo Val Conceição, a presença de um artista do nível de Tonho Matéria neste evento, só vem a fortalecer o nosso projeto pois ele é um ícone da música afro brasileira e porque não dizer "mundial", já que Matéria rodou os quatro cantos do mundo.
A participação do cantor Tonho Matéria, foi dividida em duas partes, primeira com a Banda Afropop e depois com a Banda Lua Negra, fazendo o encerramento. O público presente na Praça da Kalilândia, pôde contemplar algumas das melhores músicas compostas por ele, a exemplo de Ginga e Expressão, Olodum Cosmopolita, Corpo Excitado, entre outras. A platéia, cerca de 250 pessoas  que marcaram presença, demonstravam alegria e emoção ao relembrarem sucessos da música afro na voz inconfundível desse artista múltiplo.

Roberto Kuelho e Djalma Ferreira


De forma majestosa e não menos empolgante, tivemos também a honrosa e super especial participação do cantor e compositor feirense Roberto Kuelho, dono de inúmeros sucessos que fizeram e fazem sucesso nas vozes de Beto Jamaica (É o Tchan), Grupo Terra Samba e do cantor argentino King África, além do hit "Pitanga" que teve a participação especial do cantor Ninha (Ex- Timbalada).


Outro nome que também marcou presença, foi o talentosíssimo Djalma Ferreira, que com o seu timbre de voz inigualável, fez dueto com Tonho Matéria num dos momentos mais bonitos e inesquecíveis dessa etapa do ensaio. Djalma que também é parceiro do Moviafro, levou o público ao delírio quando foi convidado a subir ao palco.
Além desses reconhecidos e talentosos artistas, houveram as apresentações de Silvio Pires e  Banda Filhos de Orfeu, dos cantores André Jamaica e Nadson Adyjaê, que surge como a mais nova promessa musical do interior da Bahia.
A dançarina Carmem Silva também prestigiou esta etapa do Projeto Ensaios Moviafro, apresentando uma breve, mais super elegante apresentação de dança afro.
A terceira etapa dessa edição, seria realizada no próximo dia 11 de abril, porém devido a união de todas as instituições no combate ao COVID-19(Coronavirus), foi adiada e será realizada assim que estivermos livres dessa pandemia.
Saúde em primeiro lugar.....







Comentários

  1. Reviver velhas canções na voz de Tonho Matéria foi o máximo, aí canta pra Caramba, mano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou...em breve estaremos juntos novamente!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O negrume da noite, reluziu o dia. Ilê Aiyê e Cortejo Moviafro, fazem história na micareta de Feira de Santana.

A Moviafro é uma mulher preta.

Núcleo Moviafro de Teatro Preto, busca equidade nos palcos.