4º Encontro Moviafro de Mulheres Negras

Pelo 4º ano consecutivo, o NUMNEGRAS - Núcleo Moviafro de Mulheres Negras, realizam este evento que desde a sua primeira edição objetiva entre outras coisas. Debater as histórias das mulheres negras, analisar as repercussões do contexto histórico na realidade atual e mapear novas estratégias para fortalecer o acesso digno nas áreas de saúde, lazer, segurança, trabalho e educação. Repensar o lugar das mulheres negras a partir de uma perspectiva do feminismo negro, levando em consideração a interseccionalidade: gênero, raça, geração, território e religiosidades. Realizar ações de combate ao racismo, machismo e lgbtfobia. Definir agenda de forma organizada para intervir nas esferas públicas e nos espaço de decisão política com princípios norteadores de equidade social, racial e de gênero, e mobilizar de forma significativa as instituições e espaços coletivos tais como outras associações, cooperativas, terreiros, quilombos, centros comunitários, escolas, universidades, locais de trabalho, galpões culturais, postos e unidades de saúde, feiras, clubes, blocos afros, afoxés e outros.



Numnegras

O Núcleo Moviafro de Mulheres Negras, através da Associação Cultural Moviafro, reúne mulheres negras pesquisadoras, universitárias, trabalhadoras, estudantes, participantes de entidades, movimentos sociais e órgãos governamentais com o objetivo de ampliar os debates e ações sobre mulheres negras no município de Feira de Santana na Bahia através de eventos com programação intercalada entre pessoas de diversas localidades, escolaridades e perspectivas.


Prêmio Cultura e Desenvolvimento Local

O 4º Encontro Moviafro de Mulheres Negras, foi uma das 46 iniciativas contempladas com o Prêmio Cultura e Desenvolvimento Local que a três anos é realizado aqui em Feira de Santana. Através da Mostra da Diversidade Cultural - Imagens da Cultura Popular, realizado pela ONG Favela é isso aí com o patrocínio da Belgo Bekaert Arames, dentro do Programa Belgo Forma e Transforma e apoiado pela Lei Federal de Incentivo a Cultura e Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. 

Encontro x Pandemia

Devido a pandemia do novo coronavirus, cerca de 98% das atividades da Moviafro tiveram que ser canceladas ficando apenas duas ações que foram realizadas num formato virtual. O Projeto Novembro Negro Tambores Urbanos/Moviafro e o Encontro Moviafro de Mulheres Negras. Nesse novo normal, foram realizadas diversas rodas de diálogos, debates e um seminário que contou com a presença de mulheres negras que são referências não só em Feira de Santana, mas em todo o Brasil, a exemplo das doutoras em história Karine Damasceno e Railma Santos, da também doutora Sueli Conceição, CEO da Iyá Omi Cosmética Natural, além de Hely Pedreira pedagoga, Suellen Cardoso psicóloga e coordenadora do NUMNEGRAS, Denise Medeiros que também é psicóloga, Flávia Sacramento, estilista especializada em moda afro, entre outras.

Encerramento das atividades

As atividades do Núcleo Moviafro de Mulheres Negras em 2020, foram encerradas com a produção da live "Papo de Pretas" que reuniu num bate papo leve e descontraído, três artistas negras de Feira de Santan. As atrizes Keu e Marcinha Costa e a cantora e multi-instrumentista Kel Slifer que dialogaram sobre a representatividade da mulher negra nas artes e na música. Essa live foi apresentada também como produto da primeira etapa para o Prêmio Cultura e Desenvolvimento Local e está disponível nos canais do YouTube da Associação Cultural Moviafro e da ONG Favela é isso aí. Já na plataforma Google Meet, todo o núcleo se reuniu para despedirem-se de 2020. Foi realizado o 1º Sarau Vozes das Pretas com leituras de textos, apresentações teatrais e reflexões onde prevaleceu o protagonismo da mulher negra de Feira de Santana.


Para 2021, a expectativa é de muitas realizações entretanto será necessário aguardar as decisões das autoridades médicas e sanitárias no que diz respeito ao coronavirus para que possamos anunciar e executar. Finaliza Val Conceição, Coordenador Geral da Moviafro.

Através destes links, você terá acesso ao conteúdo das duas atividades.

https://youtu.be/x3oExnVgRRE

https://youtu.be/ga-LDvJjjrI






 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entidades afro de Feira de Santana criam coletivo em busca de reconhecimento e sustentabilidade.

Negra Jhô anuncia mais uma edição da sua tradicional feijoada no Pelourinho.

Pai de santo se forma em Direito vestindo toga branca em Bagé: 'Não posso usar a cor preta'