Secretário de Cultura, recebe membros da Moviafro.

Na manhã desta sexta-feira(22), membros da Associação Cultural Moviafro de Feira de Santana foram recebidos pelo secretário de cultura do município, Jairo Carneiro Filho. Na oportunidade, foi apresentado, o Projeto Moviafro, seu calendário para 2021 e um resumo das atividades já realizadas pela entidade.


Num bate papo bastante descontraído, o secretário de cultura passou algumas informações referentes a Lei Aldir Blanc, Conselho Municipal de Cultura, eventos no município diante do quadro de pandemia e falou sobre a importância da organização e representatividade dos grupos culturais. Por sua vez, os membros da Moviafro que estavam presentes, apresentaram para "Jairinho", suas demandas e perspectivas, já que mesmo com o quadro de pandemia, as entidades que compõem a Moviafro, permanecem em atividade, de forma virtual e obedecendo todas as determinações dos órgãos de saúde. Com o advento da Lei 14.017/2020, projeto da deputada Benedita da Silva e que teve como relatora a deputada Jandira Feghali, em todos os seus anexos, grande parte daqueles que promovem não só o entretenimento mais também ações afirmativas durante todo o ano, puderam respirar um pouco mais aliviados, mas isso não significa dizer que esses recursos resolvem ou resolveram todos os problemas que a pandemia causou e tem causado. Porém, os recursos são bem vindos e estará proporcionando para toda a sociedade, a possibilidade de em alguns casos, conhecer um pouco do trabalho que é desenvolvido pelas entidades culturais, sobretudo pelas entidades da cultura de matriz africana que estão organizadas e que se consolidam como verdadeiras representações desse seguimento aqui em Feira de Santana, como é o caso da Moviafro que teve cerca de 87% das suas filiadas contempladas em Feira através dos editais promovidos pela Secel, bem como contemplações através dos editais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. 

Calendário

Foi apresentado também a Jairo Carneiro Filho, o calendário de atividades que a Moviafro criou desde 2018. Nesse calendário que foi sugerido na oportunidade pelo então secretário de cultura Edson Felloni Borges, estão as ações desenvolvidas pela Moviafro e suas entidades, para 2021, foram necessárias algumas adequações devido ao coronavirus para que seja evitado a proliferação desse mal que tem assolado o planeta. Participaram dessa audiência, além do secretário de cultura Jairo Carneiro Filho, o chefe de gabinete Geovanni Ferreira, duas assistentes da Secel e representantes dos Blocos Afro Tambores Urbanos, Império Africano, Guerreiros Africanos, Filhos de Malê, Acadêmicos de Feira, Feira Axé e Zumbi dos Palmares. Os Afoxés Filhos de Nanã, Filhos de Oxalá e Flor de Iemanjá que estará estreando na próxima micareta, as Escolas de Samba Marquês de Sapucaí e Império Feirense que está retornando após três anos de inatividade e os Blocos Bando das Baraúnas e Caminhada do Samba bem como representantes do Cortejo Moviafro, 

Entre outras definições, ficou pré-agendada para a  segunda quinzena do mês de fevereiro, uma reunião virtual, mais ampla, entre a secretaria de cultura e a Moviafro, desta vez, com a participação de todos os filiados e seus membros.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O negrume da noite, reluziu o dia. Ilê Aiyê e Cortejo Moviafro, fazem história na micareta de Feira de Santana.

A Moviafro é uma mulher preta.

Núcleo Moviafro de Teatro Preto, busca equidade nos palcos.