5º Concurso Miss Afro Feira de Santana, chega a sua fase final

Vencedoras da 1ª Edição do Miss Afro em 2017

Após noventa dias de muito conteúdo, rodas de conversa, palestras, oficinas e mini cursos. Chega a sua fase final, o Concurso Miss Afro Feira de Santana 2020/2021 - Edição Especial.

Foram 213 meninas e mulheres negras inscritas, representando bairros e distritos de Feira e de mais nove municípios da região, numero recorde entre todas as edições, novas parcerias surgiram e antigas parcerias foram consolidadas, mesmo em tempos de pandemia, mesmo em tempos difíceis, aqueles que sempre lutaram por igualdade, liberdade e respeito não desistiram, não se entregaram, não se calaram e mais um Miss Afro está sendo realizado. Numa nova dinâmica, vivendo uma nova realidade, adequado ao novo normal mas sem perder a sua essência, sem perder o foco.

Vandriane Ribeiro - Miss Afro 2018

Desde a sua criação o Concurso Miss Afro Feira de Santana defende a conscientização como verdadeiro empoderamento, o saber é algo que ninguém tira de você, de posse do conhecimento, a mulher negra consegue alcançar voos cada vez mais altos, deixando de ser apenas figurante e passando a ser protagonista da sua própria historia. Nesta edição, o Miss Afro foi muito mais didático quê nas edições passadas, essa talvez tenha sido uma das principais diferenças, acrescenta Joanne Silva, pedagoga e uma das coordenadoras do certame. 


Devido a pandemia as atividades tiveram que tomar um novo formato e com isso podemos oferecer muito mais conteúdo para as nossas meninas, várias pesquisas foram realizadas e todas elas se dedicaram de forma surpreendente para absorveram o máximo de informações possíveis. Personalidades negras foram pesquisadas e debatidas durante as duas primeiras fases do miss, nomes como o de Carolina Maria de Jesus, Maria Firmina dos Reis, Sueli Carneiro, Negra Jhô e Elza Soares além é claro das mulheres ancestrais como Aqualtune, Dandara e Zeferina. Todas elas com as suas historias apresentadas de forma dinâmica, criativa e explicativa onde as participantes puderam conhecer e se identificar. Ao findar mais uma edição, a sensação é de dever cumprido, salienta Jully Santos que é uma das coordenadoras e também é pedagoga e está pós-graduando em Neuropsicopedagogia.


Mini cursos e Rodas de Conversa

Dentro do processo de formação que o Miss Afro Feira de Santana oferece, foram realizados quatro mini cursos com direito a certificados que poderão ser utilizados pelas participantes como prova de títulos e ou como comprovação de carga horaria para atividades complementares nos cursos de graduação. Nesta edição, as participantes tiveram mini cursos de:

Dicção e Oratória - ministrado pela fonoaudióloga Drª Lívia Matos dentro do projeto criado por ela o Comunicorpos. 

Literatura Negra - ministrado pela professora licenciada em letras e mestra em literatura e diversidade cultural Andréia Araújo.

Moda, Estilo e Comportamento - ministrado pela estilista especializada em moda afro Flavia Sacramento.

Cultura Afro e Empoderamento - ministrado pelo geografo especializado  em antropologia e turismo, escritor e professor Daniel Pintto.


Foram ao todo quase 20 horas de mini cursos, além de inúmeras rodas de conversa que abordaram diversos temas como violência contra a mulher, acesso ao ensino superior, saúde mental, mercado de trabalho e a relação entre a mulher e o poder, tudo isso dando ênfase a mulher negra com convidadas super especiais a exemplo da Major Denice Santiago, Flavia Ribeiro MBA em Gestão de Ensino a Distancia, Ana Rita Antunes Psicóloga e Neuropsicológica, além da Defensora Publica Monica Antonieta e da vereadora reeleita em Salvador Marta Rodrigues.


Parceria com a Faculdade Multivix e com a Grife Fabiana Galvão

Esta edição do Concurso Miss Afro Feira de Santana também celebra novas parcerias o que valoriza ainda mais o evento e é também uma forma de reconhecimento pelo trabalho que é desenvolvido ao longo desses cinco anos, celebra Anne Santos, pedagoga, mobilizadora cultural e também coordenadora do miss. A mais nova colaboradora do Concurso Miss Afro é a Faculdade Multivix que com 22 anos de mercado, atuando com mais de 15 cursos de graduação e 22 de pós-graduação, chega a Feira de Santana oferecendo uma nova alternativa no ensino superior EAD, uma conquista para o município e para todos aqueles que sonham em cursar uma faculdade mais devido ao tempo e aos recursos, sempre tiveram dificuldades. A Multivix - Unidade Astro que é coordenada por Flávia Ribeiro, ofereceu uma bolsa integral de graduação ou Pós-Graduação para aquela que for eleita Miss Afro Feira de Santana 2020/2021, no curso a sua escolha desde que esteja na grade da faculdade. Outra importante união se deu com a Grife Fabiana Galvão, uma das principais referencias do seguimento Vestidos de Noivas e Festas a nível local e até mesmo nacional, vestindo inclusive algumas estrelas a exemplo de Vanessa Camargo, agora vestirá as 15 finalistas do Miss Afro Feira de Santana. Estamos celebrando também, parcerias com as empresas Côrte Afro, Livraria Obirin Agbara, Souza Massagem e Terapia e renovando parcerias consolidadas, como: SM Makeup, Lívia Matos, Departamento de Igualdade Racial, Associação Cultural Comunitária Afropop Pandeirada Tambores Urbanos, Associação Cultural Bloco Afro Guerreiros Africanos, Associação Cultural Bloco Afro Filhos de Malê,  Sacramento Vestuário, Identidade Moda, Daniel Pintto, Luciana Nascimento, Beth Bastos, Railda Neves, Sandra Nívea, entre outras. 






No âmbito politico partidário, existe um esforço muito grande por parte de alguns e algumas parlamentares para apoiar essa ação afirmativa, já que a Associação Cultural Moviafro, entidade idealizadora e executora desse projeto é uma entidade independente e suprapartidária, dessa forma todos, todas e todes serão super bem vindes. Acrescenta, Anne.

A grande final do Concurso Miss Afro Feira de Santana 2020/2021 - Edição Especial, está prevista para ser realizada no dia 10 de abril. Entretanto, diante das constantes publicações de decretos municipais e estaduais poderá ocorrer mudança nesta data, mas Val Conceição que é o coordenador geral do concurso assegura que este ano não será cancelado como ocorreu ano passado.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O negrume da noite, reluziu o dia. Ilê Aiyê e Cortejo Moviafro, fazem história na micareta de Feira de Santana.

A Moviafro é uma mulher preta.

Núcleo Moviafro de Teatro Preto, busca equidade nos palcos.