Em edição especial, Concurso Miss Afro bate novo recorde de inscrições.

Mais uma vez, o Concurso Miss Afro Feira de Santana bate recorde no numero de inscritas. Após as 157 meninas e mulheres negras participantes na edição do ano passado, a 5ª Edição - Edição Especial 2020/2021 teve o numero recorde de 213 postulantes ao titulo de Miss Afro, que a cada ano fica mais concorrido. As inscrições foram realizadas durante todo o mês de janeiro, exclusivamente pelo whatsapp da Associação Cultural Moviafro, devido ao quadro de pandemia que ainda estamos vivendo, segundo os organizadores, o principal motivo que fez com que fosse alcançado este numero foi a mais recente parceria fechada entre a Moviafro e a Faculdade Multivix/Astro instalada aqui em Feira de Santana.

A Faculdade Multivix é uma instituição de ensino superior privada, credenciada desde 1999 pelo Ministério da Educação (MEC), em Vitoria no Espirito Santo e que tem vários polos espalhados pelo país. Oferece cursos de graduação, pós-graduação e aperfeiçoamento profissional, nas modalidades presencial e a distancia, nas áreas de ciências humanas, exatas e biológicas. Como fruto dessa parceria, será oferecida a vencedora do Concurso Miss Afro Feira de Santana 2020/2021, uma bolsa integral de graduação ou pós-graduação no curso que poderá ser escolhida livremente pela ganhadora dentro da grade que a faculdade oferece. Com isso, o Miss Afro Feira de Santana, assume de vez a sua responsabilidade e segue fiel ao seu objetivo que é oferecer as meninas e mulheres pretas de Feira de Santana e região, não apenas um evento de beleza, estética ou algo parecido como nos concursos tradicionais, mais sim a possibilidade de crescimento através da conscientização, do conhecimento já que elas passam por rodas de conversa, oficinas, seminários, palestras, debates e 2 mini cursos com direito a certificado para as finalistas. Salientando que todos os assuntos tratados são relacionados com a cultura de matriz africana, questões raciais, feminismo negro, saúde, moda, segurança e comportamento. 

Durante todo o mês de fevereiro, elas passaram por diversas avaliações, todas de forma remota por não ser permitido ainda os encontros presenciais devido a pandemia do novo coronavírus. Pesquisaram personalidades negras femininas a exemplo de: Aqualtune. Maria Felipa, Tereza de Benguela, bell hooks, Luiza Helena de Barrios, Negra Jhô, entre outras. Também tiveram acesso a historia das candaces africanas e puderam refletir sobre o que é ser mulher negra na Brasil. 

Negra Jhô - Uma das personalidades pesquisadas

No ultimo domingo (28/02), passaram por mais uma seletiva que credenciou as 30 semifinalistas que durante todo o mês de março terão acesso a mais conteúdo. Conteúdo estes que infelizmente as escolas e faculdades ainda não passam e cabe a nós da Moviafro através dos nossos concursos, que na verdade são mais do que concursos, são verdadeiros cursos, apresentarem a elas, e na maioria dos casos, desconstruir muito daquilo que infelizmente foi colocado nas mentes dessas meninas. Diz Marcos Tanferi, um dos coordenadores do concurso. 

Algumas das semifinalistas:






A final do Concurso Miss Afro Feira de Santana 2020/2021 - Edição Especial, está prevista para ser realizada no dia 10 de abril e também devido a pandemia, não será permitida a presença de platéia. Apenas as finalistas, parte da coordenação e uma comissão julgadora super reduzida estará presente ao local que ainda não foi divulgado. Existe a possibilidade da final ser transmitida através das redes sociais da Moviafro, segundo Brendo Menezes, responsável pela mídia digital da associação, tudo está dependendo apenas do surgimento de parcerias que possa ajudar a custear as transmissões.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O negrume da noite, reluziu o dia. Ilê Aiyê e Cortejo Moviafro, fazem história na micareta de Feira de Santana.

A Moviafro é uma mulher preta.

Núcleo Moviafro de Teatro Preto, busca equidade nos palcos.