Festival, tenta resgatar a musica afro em Feira de Santana.


Já se passaram alguns anos, mas muitas pessoas lembram com saudades daquele tempo, tempo em que haviam os encontros de bandas afro nos distritos, os ensaios no estacionamento do Estádio Joia da Princesa, há quem lembre ainda das apresentações na lateral do Mercado de Arte Popular, um pouco antes essas apresentações eram dentro do mercado e muitos outros lembram das bandas afro na Rua Nova, Tomba e Baraúnas, bairros considerados como os principais redutos da cultura afrodescendente.

Lembramos também dos desfiles dos blocos afros na micareta de Feira de Santana, onde nos tempos de ouro, existia uma disputa sadia para ver qual seria a melhor banda e todos bailavam ao som percussivo que a exemplo de algumas bandas e blocos afros da capital baiana, embalavam corações, romances e lutas por igualdade. Mas, infelizmente o tempo passou e a maioria das pessoas e entidades que promoviam e mantinham de pé essa bandeira, retornaram para Africa e deixaram de existir.



Diante dessa triste realidade, por não ver e nem ouvir mais essa batida inconfundível dos tambores e por quase já não existir mais nenhuma referencia aqui no município de Feira de Santana. A Produtora e Mobilizadora Cultural Viviane Carvalho de Jesus Dias, que é mais conhecida como "Vivi Sorriso", idealizou o FESTIVAL MUSICAS NEGRAS IMPORTAM, esse festival, foi criado com o objetivo de resgatar a musica afro feirense, fortalecer e dar visibilidade aos poucos artistas e bandas que de certa forma agonizam mais não se entregam e produzem mesmo sem nenhum apoio. 

Com o advento da Lei Aldir Blanc, Vivi Sorriso, percebeu a possibilidade de colocar em pratica esse projeto, já que devido a pandemia do COVID-19 a execução se tornaria praticamente impossível. Concorrendo assim ao edital de seleção publica para patrocínio a festivais culturais, promovido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, sendo contemplada.


Em parceria com a Moviafro Fsa - Produtora de Eventos Culturais a 1ª Edição do Festival Musicas Negras Importam, mesmo com varias dificuldades, foi gravada em espaço aberto, obedecendo rigorosamente todos os critérios estabelecidos pelas autoridades medicas e sanitárias. E estreou no canal do Youtube da Moviafro no ultimo dia 10 de abril, onde ficará disponível por tempo indeterminado. Para a idealizadora desse projeto, esse foi o ponta pé inicial para a realização de varias outras edições e em outros formatos',já que a mesma acredita estarmos perto do fim da pandemia.



Este projeto teve o apoio financeiro da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer via Lei Aldir Blanc, direcionado pela Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O negrume da noite, reluziu o dia. Ilê Aiyê e Cortejo Moviafro, fazem história na micareta de Feira de Santana.

A Moviafro é uma mulher preta.

Núcleo Moviafro de Teatro Preto, busca equidade nos palcos.