Moviafro, realiza a Campanha Outubro Rosa das Mulheres Negras

 


A Associação Cultural Moviafro de Feira de Santana, através do Núcleo Moviafro de Mulheres Negras(NUMNEGRAS). Realiza pelo terceiro ano consecutivo a Campanha Outubro Rosa das Mulheres Negras com o objetivo de chamar a atenção da sociedade de um modo geral, para um fato que não se discute na mídia durante o ano e no mês dedicado a conscientização, prevenção e combate ao câncer de mama, pouco é divulgado.

Segundo o INSTITUTO ONCOGUIA, o câncer de mama triplo-negativo é responsável por 10 a 15% dos canceres de mama. O termo câncer de mama triplo negativo refere-se ao fato de que as células cancerígenas não têm receptores de estrogênio ou progesterona e não produzem a proteína HER2. Esse tipo de câncer tende a ser mais comuns em mulheres com menos de 40 anos de idade, AFROBRASILEIRAS ou com mutação no BRCA1.

Sinais e sintomas do câncer de mama triplo negativo

O câncer de mama triplo negativo pode apresentar os mesmos sintomas que outros tipos de cancer de mama.

Diagnostico do câncer de mama triplo negativo

Após o diagnostico do câncer de mama, as células cancerígenas são estudadas quanto á presença ou ausência de receptores hormonais (receptor de estrogênio ou progesterona) e se produzem a proteína HER2, o câncer é considerado câncer de mama triplo negativo.

Tratamento do câncer de mama triplo negativo

O câncer de mama triplo negativo tem menos opções de tratamento do que outros tipos de câncer de mama invasivo. Isso ocorre porque as células cancerígenas não tem receptores de estrogênio ou progesterona ou quantidade suficiente da proteína HER2 para que a hormonioterapia ou a terapia alvo respondam. A cirurgia é uma opção de tratamento se o tumor não se disseminou para outros órgãos. A quimioterapia pode ser administrada após a cirurgia para reduzir as chances de recidiva da doença. A radioterapia também pode ser uma opção, dependendo de determinadas características do tumor.

Como a hormonioterapia e a terapia anti HER2 não são escolhas para as mulheres com câncer de mama triplo negativo, a quimioterapia é frequentemente usada. Nos casos em que o câncer se disseminou para outros órgãos (estágio IV), a quimioterapia e outros tratamentos que podem ser considerados incluem inibidores da PARP, quimioterapia com platina ou imunoterapia.

Taxa de sobrevida para câncer de mama triplo negativo

O câncer de mama triplo negativo  é considerado um tumor agressivo porque tem crescimento rápido, maior probabilidade de se disseminar no momento do diagnostico e maior chance de recidiva após o tratamento do que outros tipos de câncer de mama. O prognostico geralmente não é tão bom quanto outros tipos de câncer de mama. A taxa de sobrevida em 5 anos se refere á porcentagem de pacientes que vivem pelo menos 5 anos após o diagnostico da doença. 
A taxa de sobrevida não prevê quanto tempo cada pessoas viverá, mas permite entender a probabilidade de sucesso do tratamento. 
As taxas de sobrevida são baseadas em resultados anteriores de um grande numero de pessoas que tiveram a doença, mas não se pode prever o que vai acontecer no caso especifico de uma paciente. essas estatísticas podem ser confusas e podem gerar duvidas, portanto converse com seu médico ou sua medica, só ele ou ela tem amplo conhecimento de seu caso e poderá dizer como esses dados se aplicam ao seu caso em particular.

Texto originalmente publicado no site da American Cancer Society, em 20/09/2019, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.


A Campanha Outubro Rosa das Mulheres Negras, tem inicio em 18 de outubro e irá até o dia 30 com atividades virtuais devido a pandemia através do perfil do núcleo no instagram. Haverá também a arrecadação de lenços que serão doados a meninas e mulheres em tratamento. Quem tiver interesse em doar, é só se dirigir ao ESPAÇO ANDREA BLACK no 1º piso do Mercado de Arte Popular e fazer a sua doação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O negrume da noite, reluziu o dia. Ilê Aiyê e Cortejo Moviafro, fazem história na micareta de Feira de Santana.

A Moviafro é uma mulher preta.

Núcleo Moviafro de Teatro Preto, busca equidade nos palcos.