Circuito Moviafro mobiliza artistas e afroempreendedores em Feira de Santana


Aconteceu nos dias 05 e 12 de dezembro, a primeira edição do Circuito Moviafro para a Preservação da Cultura de Matriz Africana em Feira de Santana. Este projeto que foi contemplado com o edital da Mostra da Diversidade Cultural Imagens da Cultura Popular 2021, tem como principal objetivo tornar-se uma alternativa para artistas e afroempreendedores do município de Feira de Santana e sua região metropolitana, que poderão apresentar e comercializar seus produtos e serviços. Apesar de já existir no municipio uma ação semelhante, o Circuito Moviafro visa também ser um espaço exclusivo para afrodescendentes já que estes, têm mais dificuldades para iniciar e ou manter o seu negócio. Além de valorizar e fortalecer a cultura afro-brasileira em todas as suas vertentes.


Depois de uma rápida pesquisa realizada pelo NUMAS - Núcleo Moviafro de Ação Social, constatou-se um elevado numero de empreendimentos criados e geridos por homens e mulheres negras, sobretudo na periferia onde esse comércio é extremamente forte e importante não só para o desenvolvimento do comercio local, mais também para as famílias envolvidas. E exatamente tomando como principio esse pensamento, é criado o circuito que de forma gratuita oferece toda a estrutura para que esses afroempreendedores possam expor e comercializar.

Cultura e Arte

Além de produtos e serviços, ocorreram também apresentações artísticas culturais como musica de excelente qualidade, rodas de capoeira, oficinas e palestras. Segundo os organizadores, essa ação afirmativa atingiu o objetivo esperado, já que em Feira de Santana existe uma grande dificuldade para mobilização e adesão, devido exatamente ao processo perverso da colonização que até os dias de hoje conseguem manter algumas mentes acorrentadas, mas, é um trabalho lento que precisa ser constante e um a um, nosso povo preto será acolhido. Diz um dos organizadores.

 





Próximas Edições

A segunda edição deste projeto já tem data marcada, a coordenação do NUMAS informou que no dia 06 de março de 2022, na Praça do Jardim da Paquera será realizada a segunda edição do circuito e que a partir desta data, todos os domingos a cada 15 dias, um bairro diferente será contemplado com o circuito
e que desde já, a  Moviafro está aberta para parcerias no sentido de viabilizar as ações.


Essa primeira edição foi patrocinado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, através da Mostra da Diversidade Cultura Imagens da Cultura Popular. Realizada pela Organização não governamental Favela é Isso Aí;
Belgo Bekaert Arames;
Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e Governo Federal;
Pátria Amada Brasil

Texto: Val Conceição
Fotos: Viviane Carvalho/Cid Fiuza

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O negrume da noite, reluziu o dia. Ilê Aiyê e Cortejo Moviafro, fazem história na micareta de Feira de Santana.

A Moviafro é uma mulher preta.

Núcleo Moviafro de Teatro Preto, busca equidade nos palcos.