Circuito Moviafro mobiliza artistas e afroempreendedores em Feira de Santana


Aconteceu nos dias 05 e 12 de dezembro, a primeira edição do Circuito Moviafro para a Preservação da Cultura de Matriz Africana em Feira de Santana. Este projeto que foi contemplado com o edital da Mostra da Diversidade Cultural Imagens da Cultura Popular 2021, tem como principal objetivo tornar-se uma alternativa para artistas e afroempreendedores do município de Feira de Santana e sua região metropolitana, que poderão apresentar e comercializar seus produtos e serviços. Apesar de já existir no municipio uma ação semelhante, o Circuito Moviafro visa também ser um espaço exclusivo para afrodescendentes já que estes, têm mais dificuldades para iniciar e ou manter o seu negócio. Além de valorizar e fortalecer a cultura afro-brasileira em todas as suas vertentes.


Depois de uma rápida pesquisa realizada pelo NUMAS - Núcleo Moviafro de Ação Social, constatou-se um elevado numero de empreendimentos criados e geridos por homens e mulheres negras, sobretudo na periferia onde esse comércio é extremamente forte e importante não só para o desenvolvimento do comercio local, mais também para as famílias envolvidas. E exatamente tomando como principio esse pensamento, é criado o circuito que de forma gratuita oferece toda a estrutura para que esses afroempreendedores possam expor e comercializar.

Cultura e Arte

Além de produtos e serviços, ocorreram também apresentações artísticas culturais como musica de excelente qualidade, rodas de capoeira, oficinas e palestras. Segundo os organizadores, essa ação afirmativa atingiu o objetivo esperado, já que em Feira de Santana existe uma grande dificuldade para mobilização e adesão, devido exatamente ao processo perverso da colonização que até os dias de hoje conseguem manter algumas mentes acorrentadas, mas, é um trabalho lento que precisa ser constante e um a um, nosso povo preto será acolhido. Diz um dos organizadores.

 





Próximas Edições

A segunda edição deste projeto já tem data marcada, a coordenação do NUMAS informou que no dia 06 de março de 2022, na Praça do Jardim da Paquera será realizada a segunda edição do circuito e que a partir desta data, todos os domingos a cada 15 dias, um bairro diferente será contemplado com o circuito
e que desde já, a  Moviafro está aberta para parcerias no sentido de viabilizar as ações.


Essa primeira edição foi patrocinado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, através da Mostra da Diversidade Cultura Imagens da Cultura Popular. Realizada pela Organização não governamental Favela é Isso Aí;
Belgo Bekaert Arames;
Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e Governo Federal;
Pátria Amada Brasil

Texto: Val Conceição
Fotos: Viviane Carvalho/Cid Fiuza

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regulamento Concurso Miss Afro Feira de Santana 2025

Moviafro encerra as atividades de 2024

Sob as bênçãos de Nanã, Moviafro leva ancestralidade para a Micareta de Feira 2025