Moviafro encerra as suas atividades em 2021 com a realização da 4ª Missa Afro.


Pontualmente às 19:30hs, os clarins anunciaram a 4ª missa afro de Feira de Santana. Numa noite de muita emoção, agradecimentos e a alegria típica do povo negro o arcebispo da Igreja Católica Apostólica Independente do Brasil, Dom Marcos Paulo inicia a celebração embalado pela canção Ogundilê composta e cantada por Gilsan Reggaeman do Brasil, a missa afro que pelo 4º ano consecutivo é realizada pela Associação Cultural Moviafro é na verdade um momento onde os fiéis aproveitam para refletirem, agradecerem e também fazerem os seus pedidos para o ano vindouro. Obedecendo as orientações das autoridades politicas e sanitárias devido ao covid-19, a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora de Fatima acomodou com bastante conforto e segurança, os fiéis que participaram da missa.


Em sua homilia, o arcebispo Dom Marcos Paulo chama a atenção sobre questões de representatividade e comprometimento dentro do movimento negro, ele convida ás pessoas a se fazerem mais presentes nas atividades da Moviafro, bem como a se comprometerem um pouco mais com as questões que são trazidas e debatidas pela instituição.



Durante a missa, houveram as participações de outras pessoas como as membras da diretoria executiva da associação, Viviane Carvalho Sorriso e Jully Silva que auxiliaram nas leituras. A Yalorixá Graça de Nanã, sacerdotisa do Terreiro Ilê Axé Gilodefan e também presidenta da Federação Nacional do Culto Afro Brasileiro - Fenacab, regional Portal do Sertão, também fez uso da palavra e entregou a alguns presentes o certificado de reconhecimento em nome da Fenacab pelos relevantes serviços prestados a cultura de matriz africana durante o ano de 2021. Val Conceição, coordenador geral da Moviafro e um dos idealizadores dessa cerimonia religiosa também fez uso da palavra, onde agradeceu a Olodumare (Deus) e a Ogum por mais um ano, bem como a todos e todas que direta ou indiretamente ajudaram a entidade na realização das mais de 10 ações afirmativas ao longo do ano.






Festa de Yansã

Durante a sua fala, Val Conceição também anunciou a realização da Festa de Yansã que a partir do dia 04 de dezembro de 2022, será promovida pela Moviafro, Fenacab, Igreja Católica Independente e demais parceiros que possam surgir. Segundo Val, se trata de uma promessa feita a uma graça alcançada com a permissão da orixá deusa dos raios e trovões. 
Estiveram presentes na missa afro, personalidades politicas, artísticas e religiosas a exemplo do Deputado Federal José Neto(PT), Vereador Silvio Dias(PT), Leonardo Pedreira, assessor do Deputado Estadual Ângelo Almeida, Paloma Souza, assessora do Vereador Jhonatas Monteiro, os cantores Dionorina e Gilsan Reggaeman do Brasil, além dos Sacerdotes Marcos de Oyá, Pai  Menininho e da Sacerdotisa Mãe Liu.




A próxima edição da Missa Afro de Feira de Santana será realizada no dia 06 de março, quando a Moviafro inicia as suas atividades em 2022.


Texto: Val Conceição

Fotos: Sampaio Mamute

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O negrume da noite, reluziu o dia. Ilê Aiyê e Cortejo Moviafro, fazem história na micareta de Feira de Santana.

A Moviafro é uma mulher preta.

Núcleo Moviafro de Teatro Preto, busca equidade nos palcos.