Moviafro encerra as suas atividades em 2021 com a realização da 4ª Missa Afro.


Pontualmente às 19:30hs, os clarins anunciaram a 4ª missa afro de Feira de Santana. Numa noite de muita emoção, agradecimentos e a alegria típica do povo negro o arcebispo da Igreja Católica Apostólica Independente do Brasil, Dom Marcos Paulo inicia a celebração embalado pela canção Ogundilê composta e cantada por Gilsan Reggaeman do Brasil, a missa afro que pelo 4º ano consecutivo é realizada pela Associação Cultural Moviafro é na verdade um momento onde os fiéis aproveitam para refletirem, agradecerem e também fazerem os seus pedidos para o ano vindouro. Obedecendo as orientações das autoridades politicas e sanitárias devido ao covid-19, a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora de Fatima acomodou com bastante conforto e segurança, os fiéis que participaram da missa.


Em sua homilia, o arcebispo Dom Marcos Paulo chama a atenção sobre questões de representatividade e comprometimento dentro do movimento negro, ele convida ás pessoas a se fazerem mais presentes nas atividades da Moviafro, bem como a se comprometerem um pouco mais com as questões que são trazidas e debatidas pela instituição.



Durante a missa, houveram as participações de outras pessoas como as membras da diretoria executiva da associação, Viviane Carvalho Sorriso e Jully Silva que auxiliaram nas leituras. A Yalorixá Graça de Nanã, sacerdotisa do Terreiro Ilê Axé Gilodefan e também presidenta da Federação Nacional do Culto Afro Brasileiro - Fenacab, regional Portal do Sertão, também fez uso da palavra e entregou a alguns presentes o certificado de reconhecimento em nome da Fenacab pelos relevantes serviços prestados a cultura de matriz africana durante o ano de 2021. Val Conceição, coordenador geral da Moviafro e um dos idealizadores dessa cerimonia religiosa também fez uso da palavra, onde agradeceu a Olodumare (Deus) e a Ogum por mais um ano, bem como a todos e todas que direta ou indiretamente ajudaram a entidade na realização das mais de 10 ações afirmativas ao longo do ano.






Festa de Yansã

Durante a sua fala, Val Conceição também anunciou a realização da Festa de Yansã que a partir do dia 04 de dezembro de 2022, será promovida pela Moviafro, Fenacab, Igreja Católica Independente e demais parceiros que possam surgir. Segundo Val, se trata de uma promessa feita a uma graça alcançada com a permissão da orixá deusa dos raios e trovões. 
Estiveram presentes na missa afro, personalidades politicas, artísticas e religiosas a exemplo do Deputado Federal José Neto(PT), Vereador Silvio Dias(PT), Leonardo Pedreira, assessor do Deputado Estadual Ângelo Almeida, Paloma Souza, assessora do Vereador Jhonatas Monteiro, os cantores Dionorina e Gilsan Reggaeman do Brasil, além dos Sacerdotes Marcos de Oyá, Pai  Menininho e da Sacerdotisa Mãe Liu.




A próxima edição da Missa Afro de Feira de Santana será realizada no dia 06 de março, quando a Moviafro inicia as suas atividades em 2022.


Texto: Val Conceição

Fotos: Sampaio Mamute

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regulamento Concurso Miss Afro Feira de Santana 2025

Moviafro encerra as atividades de 2024

Sob as bênçãos de Nanã, Moviafro leva ancestralidade para a Micareta de Feira 2025