Moviafro divulga calendário de atividades para 2022


Mais um ano se inicia e com ele novas expectativas e desejos de realizações. Assim, a Associação Cultural Moviafro de Feira de Santana apresenta o seu calendário de atividades para o ano de 2022. Oficialmente, as atividades irão começar com a realização da já tradicional Missa Afro de Feira de Santana realizada desde 2017 e a 4 anos, celebrada na Catedral de Nossa Senhora de Fatima, Igreja Católica independente que tem como Arcebispo Provincial Dom Marcos Paulo. Na oportunidade, haverá o lançamento do  mais novo projeto da Moviafro, o Grupo Percussivo Flor de Iemanjá que é formado por Ogãs Alabês da religião de matriz africana.




Porém, devido a questões de prazos, a partir do dia 1º de fevereiro já serão iniciadas as inscrições do Concurso Miss Afro Feira de Santana - Edição 2022 que este ano trará como tema "A Essência da Negra Jhô", uma justa homenagem "em vida", a uma das mais respeitadas e atuantes personalidades da cultura de matriz africana no Brasil.

Em reunião ordinária realizada na semana passada entre a coordenação geral e membros da diretoria executiva, foi aprovado o calendário abaixo:

O Concurso Miss Afro Feira de Santana, se consolida como o principal evento de exaltação a beleza da mulher negra no município e em toda a sua região metropolitana e se destaca também como um espaço informal de educação.



Em parceria com a FENACAB - Federação Nacional do Culto Afro Brasileiro/Regional Feira de Santana que tem como coordenadora a Yalorixá Graça de Nanã, sacerdotisa do Terreiro Ilê Axé Gilodefan, serão realizadas edições do Encontro Moviafro/Fenacab de Sacerdotes e Sacerdotisas das Religiões de Matriz Africana e paralelo ao encontro, a Moviafro trará para Feira de Santana, uma edição do Projeto Culinária Musical que é idealizadoe realizado pelo ator do Bando de Teatro Olodum e Afrochef Jorge Washington.

Os ensaios Moviafro serão realizados na perspectiva de valorização das entidades de cultura de matriz africana de Feira de Santana. Entidades essas que são invisibilizadas e que não lhes são oferecido espaço na mídia e tão pouco nas casas de shows locais. Já a grande final do Concurso Miss Afro Feira de Santana é sem duvidas o evento mais esperado por todos. 

É o momento de coroar a mulher negra que irá representar todas as mulheres negras de Feira de Santana e região, nas mais diversas atividades que a Moviafro realiza e ou é convidada a participar. Concomitante a final do Miss Afro, será lançada a campanha "Alegria de Erê" que objetiva arrecadar brinquedos novos e seminovos que serão distribuídos no dia 12 de outubro em uma grande ação social nas comunidades carentes do nosso município.


Pela primeira vez, a Moviafro irá realizar um Festival de Samba Junino que também é conhecido como samba duro. Já a alguns anos o samba junino foi declarado patrimônio histórico na capital do estado, entretanto é sabido que no município de Feira de Santana existem há muito tempo diversos grupos que se reúnem em seus bairros no período do São João para animarem aquelas comunidades, porém a perversidade do apagamento e do esquecimento tem atuado sem piedade e a Moviafro promoverá o resgate desse seguimento da cultura regional.
O Encontro Moviafro de Mulheres Negras é sem sombra de duvidas o principal evento de fortalecimento e empoderamento de meninas e mulheres negras não só de Feira de Santana como também de vários outros municípios que participam dessa ação. 


Depois de dois anos sem serem realizados, os Concursos Mister Afro e Miss Afro Plus Size Feira de Santana voltam ao calendário de atividades da instituição. Mesmo com dificuldades financeiras a Moviafro resolve trazer de volta essas duas importantes ações afirmativas, bem como a realização da segunda edição do Festival Musicas Negras Importam que irá valorizar a musica afro feirense.

O Encontro Moviafro/Fenacab de Sacerdotes e Sacerdotisas das Religiões de Matriz Africana será realizado estrategicamente nesta data, por estar próxima as eleições e nesse momento precisamos discutir a atuação do povo de santo nas urnas.


O mês de novembro é momento de celebrações e de muitas reflexões. Onde não podemos perder de vista também, as realizações pois são elas que nos asseguram lugar de fala numa cidade racista, preconceituosa e intolerante como Feira de Santana. O Projeto Novembro Negro Moviafro, realizado a 7 anos traz a tona todas essas questões e dentro dessa programação serão realizadas as finais dos Concursos Mister e Miss Afro Plus Size,

Promessa é divida, e para fechar o ano da melhor forma possível, a festa. Nada pra pedir, só agradecer a Santa Barbara ou Iansã Oyá por nos conceder mais um ano de conquistas. 

Muito samba de roda, rezas, nossa missa afro e o delicioso caruru.


"Levantemos uns aos outros"




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Regulamento Concurso Miss Afro Feira de Santana 2025

Moviafro encerra as atividades de 2024

Sob as bênçãos de Nanã, Moviafro leva ancestralidade para a Micareta de Feira 2025