Moviafro divulga calendário de atividades para 2022


Mais um ano se inicia e com ele novas expectativas e desejos de realizações. Assim, a Associação Cultural Moviafro de Feira de Santana apresenta o seu calendário de atividades para o ano de 2022. Oficialmente, as atividades irão começar com a realização da já tradicional Missa Afro de Feira de Santana realizada desde 2017 e a 4 anos, celebrada na Catedral de Nossa Senhora de Fatima, Igreja Católica independente que tem como Arcebispo Provincial Dom Marcos Paulo. Na oportunidade, haverá o lançamento do  mais novo projeto da Moviafro, o Grupo Percussivo Flor de Iemanjá que é formado por Ogãs Alabês da religião de matriz africana.




Porém, devido a questões de prazos, a partir do dia 1º de fevereiro já serão iniciadas as inscrições do Concurso Miss Afro Feira de Santana - Edição 2022 que este ano trará como tema "A Essência da Negra Jhô", uma justa homenagem "em vida", a uma das mais respeitadas e atuantes personalidades da cultura de matriz africana no Brasil.

Em reunião ordinária realizada na semana passada entre a coordenação geral e membros da diretoria executiva, foi aprovado o calendário abaixo:

O Concurso Miss Afro Feira de Santana, se consolida como o principal evento de exaltação a beleza da mulher negra no município e em toda a sua região metropolitana e se destaca também como um espaço informal de educação.



Em parceria com a FENACAB - Federação Nacional do Culto Afro Brasileiro/Regional Feira de Santana que tem como coordenadora a Yalorixá Graça de Nanã, sacerdotisa do Terreiro Ilê Axé Gilodefan, serão realizadas edições do Encontro Moviafro/Fenacab de Sacerdotes e Sacerdotisas das Religiões de Matriz Africana e paralelo ao encontro, a Moviafro trará para Feira de Santana, uma edição do Projeto Culinária Musical que é idealizadoe realizado pelo ator do Bando de Teatro Olodum e Afrochef Jorge Washington.

Os ensaios Moviafro serão realizados na perspectiva de valorização das entidades de cultura de matriz africana de Feira de Santana. Entidades essas que são invisibilizadas e que não lhes são oferecido espaço na mídia e tão pouco nas casas de shows locais. Já a grande final do Concurso Miss Afro Feira de Santana é sem duvidas o evento mais esperado por todos. 

É o momento de coroar a mulher negra que irá representar todas as mulheres negras de Feira de Santana e região, nas mais diversas atividades que a Moviafro realiza e ou é convidada a participar. Concomitante a final do Miss Afro, será lançada a campanha "Alegria de Erê" que objetiva arrecadar brinquedos novos e seminovos que serão distribuídos no dia 12 de outubro em uma grande ação social nas comunidades carentes do nosso município.


Pela primeira vez, a Moviafro irá realizar um Festival de Samba Junino que também é conhecido como samba duro. Já a alguns anos o samba junino foi declarado patrimônio histórico na capital do estado, entretanto é sabido que no município de Feira de Santana existem há muito tempo diversos grupos que se reúnem em seus bairros no período do São João para animarem aquelas comunidades, porém a perversidade do apagamento e do esquecimento tem atuado sem piedade e a Moviafro promoverá o resgate desse seguimento da cultura regional.
O Encontro Moviafro de Mulheres Negras é sem sombra de duvidas o principal evento de fortalecimento e empoderamento de meninas e mulheres negras não só de Feira de Santana como também de vários outros municípios que participam dessa ação. 


Depois de dois anos sem serem realizados, os Concursos Mister Afro e Miss Afro Plus Size Feira de Santana voltam ao calendário de atividades da instituição. Mesmo com dificuldades financeiras a Moviafro resolve trazer de volta essas duas importantes ações afirmativas, bem como a realização da segunda edição do Festival Musicas Negras Importam que irá valorizar a musica afro feirense.

O Encontro Moviafro/Fenacab de Sacerdotes e Sacerdotisas das Religiões de Matriz Africana será realizado estrategicamente nesta data, por estar próxima as eleições e nesse momento precisamos discutir a atuação do povo de santo nas urnas.


O mês de novembro é momento de celebrações e de muitas reflexões. Onde não podemos perder de vista também, as realizações pois são elas que nos asseguram lugar de fala numa cidade racista, preconceituosa e intolerante como Feira de Santana. O Projeto Novembro Negro Moviafro, realizado a 7 anos traz a tona todas essas questões e dentro dessa programação serão realizadas as finais dos Concursos Mister e Miss Afro Plus Size,

Promessa é divida, e para fechar o ano da melhor forma possível, a festa. Nada pra pedir, só agradecer a Santa Barbara ou Iansã Oyá por nos conceder mais um ano de conquistas. 

Muito samba de roda, rezas, nossa missa afro e o delicioso caruru.


"Levantemos uns aos outros"




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O negrume da noite, reluziu o dia. Ilê Aiyê e Cortejo Moviafro, fazem história na micareta de Feira de Santana.

A Moviafro é uma mulher preta.

Núcleo Moviafro de Teatro Preto, busca equidade nos palcos.