Concurso Miss Afro define finalistas
Após quase quatro meses de atividades o Concurso Miss Afro Feira de Santana define quem serão as 16 finalistas da sua 6ª edição. Com o tema "A Essência da Negra Jhô" o Miss Afro Feira de Santana, apesar de tantos "nãos" se consolida como o principal evento de exaltação e empoderamento de meninas e mulheres negras de Feira de Santana e região através do conhecimento.
A presença da mulher africana ocupa pouco espaço na historiografia oficial, mas está registrada no Brasil escravista com grande atuação em frentes como o comércio - tabuleiros, quitandas - e atividades litúrgicas, além da notória exploração nas tarefas de casa pelos senhores, que se consideravam donos desses corpos, naturalizando o abuso sexual ou o uso das recém-paridas como amas de leite, cujo direito de alimentar a própria prole era negado.
O lugar da mulher negra na estrutura social em que hoje vivemos ainda é contaminado por essa história e supõe poucas possibilidades de ascensão; o último degrau em uma escala de homens e mulheres brancos, mestiços e homens negros estratificados nessa ordem. Mas ações afirmativas e o despertar da consciência revertem esse jogo. O lugar de cada mulher é onde ela quiser. O Miss Afro subverte a proposta dos concursos de beleza tradicionais, é uma celebração da raça negra, é um exercício de autovalorização e de decomposição dos discursos raciais.
No Miss Afro não se usam os padrões de idade, de medidas ou de aparência para definir a vencedora. O conhecimento adquirido ao longo do percurso que em determinados momentos é avaliado, a força da mulher negra, sua simpatia e sua proposta de representatividade é o que faz valer a vitória.
Nesta edição 138 meninas e mulheres negras de Feira de Santana e sua região metropolitana efetuaram suas inscrições, e doaram como taxa social, um quilo de alimento não perecível que posteriormente foram entregues para a AAPC - Associação de Apoio a Pessoas com Câncer em Feira de Santana. É consenso que o concurso tem como resultado a consciência de pertencimento étnico-racial e suas reverberações no campo politico. São mulheres que tornam-se conscientes de sua dimensão social.
Falta de apoio financeiro
Mesmo já sendo realizado a seis anos consecutivos, o Concurso Miss Afro Feira de Santana, ainda sofre com a falta de apoio financeiro. Pouquíssimos parceiros entenderam a proposta do concurso, que não se trata de apenas um concurso de beleza onde é eleita a mulher negra mais bonita. O Miss Afro é uma ação afirmativa que empodera mulheres negras através da conscientização, com apoio de uma equipe multidisciplinar formada por psicólogas, pedagogas, uma fonoaudióloga, nutricionistas, ginecologistas, advogadas, historiadoras, escritoras entre outras que voluntariamente oferecem seus conhecimentos que ajudam a prepara-las para a vida. A Prefeitura Municipal de Feira de Santana, a Faculdade Multivix - Unidade Astro e as estilistas Fabiana Galvão e Flávia Sacramento são as principais parceiras dessa iniciativa, entretanto ainda é insuficiente já que o custo em reais para a realização gira em torno de 5 mil e os parceiros citados apoiam da melhor forma possível, porém sem repasses financeiros.
Mais que um concurso
Durante quatro meses são realizadas rodas de conversas, seminários, oficinas de formação, três minicursos com direito a certificado com carga horária e acompanhamento social que se estende para seus familiares mesmo depois do concurso.
Rifas
Na perspectiva de manter as suas atividades sociais, culturais e formativas. Desde o ano de 2020, o Concurso Miss Afro Feira de Santana vem realizando rifas onde oferece como prêmios peças exclusivas da coleção étnica afro da estilista Flávia Sacramento, kits de produtos diversos como livros, xicaras, agendas, roupas, produtos de beleza e cosméticos que são doados por pequenos afroempreendedores locais.
Comentários
Postar um comentário