Membros do Movimento Afro são outorgados Doutores Honoris Causa

Na noite da última segunda-feira (25), cerca de 60 representantes da religião e da cultura afro-brasileira em Feira de Santana foram outorgados doutores honoris causa. Essa iniciativa foi idealizada pela OCB - Ordem dos Capelães do Brasil e contou com o apoio da Faculdade Febraica do Rio de Janeiro, FENACAB - Federação Nacional do Culto Afro Brasileiro, UNDEKE - União Nacional das Ekedes, COMDECINI - Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento das Comunidades Negras e Indígenas de Feira de Santana e da Faculdade Anhanguera - Polo Feira de Santana. 

Honoris Causa

Esse título é dado para uma pessoa mesmo que ela não tenha um curso universitário, mas no entanto tenha se destacado ou exercido grande influência em determinadas áreas, como nas artes, na literatura, na política ou promovendo a paz. O individuo recebe esse titulo por suas virtudes, por seus méritos  ou atitudes, a pessoa homenageada irá receber o mesmo tratamento e desfrutar dos mesmos privilégios como se tivesse um doutorado acadêmico convencional.

Caso a pessoa homenageada queira no futuro usar á frente de seu nome, poderá utilizar abreviando. Por exemplo: Dr. h.c

O prestigio da universidade que atribui o Doutoramento Honoris Causa para uma personalidade, fica bastante enriquecido, porque a partir daquele momento esta pessoa fará parte do corpo de doutores daquela universidade.

Moviafro Feira de Santana, presente!

Entre os outorgados doutores, estava presente o Produtor Cultural, Músico, Ativista Social e Cultural e também Coordenador Geral da Associação Cultural Moviafro de Feira de Santana, Val Conceição. Com 34 anos de ativismo no Movimento Afro de Feira de Santana, Val fundou e atuou como co-fundador de instituições culturais como Blocos Afros, Afoxés, Escolas de Samba, Blocos de Samba, Blocos de Capoeira e Blocos de Reggae. Idealizou e juntamente com membros e membras da Moviafro realizou ações afirmativas que consolidaram a organização como uma das  mais atuantes no Portal do Sertão. 

Entre as principais ações, podemos destacar os Projetos Enemgrecer, Narrativas Negras, Encontro Moviafro de Mulheres Negras, Circuito Moviafro para a Preservação da Cultura de Matriz Africana em Feira de Santana, Cortejo Moviafro pela Paz e contra a Intolerância Religiosa, Missa Afro de Feira de Santana, Concursos Miss Afro, Mister Afro e Miss Afro Plus Size, Circuito Moviafro para Afroempreendedores, Feira Afro, Novembro Negro Moviafro, Oficinas de Memória, Cultura e Tradição, Encontro Fenacab/Moviafro de Sacerdotes e Sacerdotizas da Religião de Matriz Africana, Festival Musicas Negras Importam, Moviafro Social, Cortejo Moviafro para a Preservação da Cultura de Matriz Africana na Micareta de Feira de Santana e mais recentemente o Projeto Igualdade na Veia que consiste na doação de sangue entre as finalistas do Concurso Miss Afro Feira de Santana 2022. 

Para Val Conceição, essa outorga é o reconhecimento pelo trabalho árduo que homens e mulheres negras desenvolvem em muitas das vezes no anonimato perverso que a sociedade insiste em mantê-los. São pessoas abnegadas que utilizam seus saberes ancestrais para ajudar, para construir e para fortalecer a esperança por um mundo  mais igual. É gente que nos ensina  a resgatar a essência de ser uma pessoa com consciencia de que é parte de algo maior e coletivo. Nos ensinam que somos pessoas através de outras pessoaas e que não  podemos ser plenamente humanos sozinhos, sendo feitos para a interdependência. 



Além de Val Conceição(Moviafro), foram também outorgados Doutores Honoris Causa a ativista cultural e social, afroempreendedora, CEO da Sacramento Vestúario, membra do NUMNEGRAS - Núcleo Moviafro de Mulheres Negras e do COMAFS - Coletivo Miss Afro Feira de Santana Flávia Sacramento. A maquiadora especializada em pele negra, ativista social, membra do COMAFS - Coletivo Miss Afro Feira de Santana e CEO da SM Make-up Silvania Miranda e o Arcebispo Metropolitano da Igreja Católica Apostólica Independente do Brasil Dom Marcos Paulo.

Da esquerda para a direita representantes da: Faculdade Anhanguera/UNDEKE - Portal do Sertão/UNDEKE Bahia/COMDECINI e OCB

Doutoras e Doutores Honoris Causa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O negrume da noite, reluziu o dia. Ilê Aiyê e Cortejo Moviafro, fazem história na micareta de Feira de Santana.

A Moviafro é uma mulher preta.

Núcleo Moviafro de Teatro Preto, busca equidade nos palcos.