O Concurso Miss Afro Feira de Santana é sem dúvidas um espaço informal de educação. Tem se tornado a cada edição um espaço de acolhimento jamais visto em nossa região. Tem transformado a vida de meninas e mulheres pretas, tem mudado perspectivas, tem oferecido alternativas, tem salvado vidas.

Diferente dos demais concursos, o Miss Afro valoriza a diversidade, valoriza o ser natural, valoriza o nosso padrão, o que trazemos na alma e no coração. Valoriza a conscientização. Não é sobre um concurso de beleza. É sobre o Concurso Miss Afro Feira de Santana.

Foram 3 meses de rodas de conversas, minicursos, fóruns, enquetes e questionários. Todas essas atividades tratando de questões raciais, sociais, culturais, politicas, religiosas, artísticas e educacionais ligadas ao povo negro, ao nosso povo, mostrando pra nossas pretinhas o que as escolas convencionais não mostram, o que as academias não mostram, o que a sociedade muitas vezes tem tentado apagar.

Após um novo recorde de inscrições. 138 meninas e mulheres negras de Feira de Santana e mais 8 municípios da nossa região. Apresentamos as 16 finalistas, 16 beldades negras que estão prontas para representar a Moviafro e seus núcleos, suas entidades, membros e membras filiadas. Representar Feira de Santana e uma parte do seu Movimento Negro, e acima de tudo empoderar através do conhecimento outras meninas e mulheres negras. 

















A grande final do Concurso Miss Afro Feira de Santana está prevista para acontecer no dia 20 de maio. Os ensaios para esse momento único na vida dessas 16 meninas e mulheres negras estão acontecendo no Mercado de Arte Popular com o apoio da Prefeitura Municipal de Feira de Santana através do Departamento de Turismo da Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico. 

Texto: Val Conceição


Comentários

  1. Nossos descendentes precisam saber que a história da África é tão bonita quanto a da Grécia'
    Nossos Ancestrais são Rainhas e Reis. Somos todos descendentes dos Reinos Africanos. Somos descendentes de civilizações africanas, de reinados fortes e poderosos. Não somos descendentes de escravos, somos descendentes de um povo livre, multicultural, filhos de reis e rainhas que foram escravizados.
    Esse é o verdadeiro contexto do movimento afro. Mostrar a verdadeira historia que infelizmente foi camuflada e invertida desde os tempos da escola. Se todos nós crescêssemos sabendo da nossa verdadeira origem teríamos mais ousadia para lutar pelos nosso direitos, e não nos permitiria passar por tais insultos e humilhações.
    E esse concurso-curso me fez entender de forma minuciosa todo legado deixado pelos que aqui passaram. Orgulho é a palavra que define esse momento o qual estou vivenciando, e saber que posso ser mais um canal de conhecimento e empoderamento para outras mulheres me deixa muito feliz e realizada.
    "Uma levanta a outra".

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Regulamento Concurso Miss Afro Feira de Santana 2025

Moviafro encerra as atividades de 2024

Sob as bênçãos de Nanã, Moviafro leva ancestralidade para a Micareta de Feira 2025