Moradora do bairro Santo Antonio dos Prazeres é eleita a Miss Afro Feira de Santana 2022

Jéssica Pinheiro - Miss Afro 2022


Após 4 meses de atividades, a 6ª edição do Miss Afro Feira de Santana chega a sua final. 138 meninas e mulheres negras entre 16 e 50 anos participaram e acessaram ás mais diversas informações acerca de questões culturais, politicas, religiosas, saúde, direito e educação, além das histórias de heroínas negras como Acotirene, Aqualtune, Dandara de Palmares, Maria Felipa, Luiza Mahin entre outras e também descobriram "A Essência da Negra Jhô" tema especifico neste ano dessa ação afirmativa consolidada no município como um espaço informal de educação.

Considerado por todos como um curso disfarçado de concurso, o Miss Afro oferece ás participantes além de debates com temas históricos, rodas de conversa, mini cursos, palestras, oficinas de formação e questionários que as credenciam para as fases seguintes até a grande final.

Não se trata de apenas um concurso onde são escolhidas por beleza estética, por altura ou peso, aqui no nosso Miss Afro, elas aprendem a ter consciência racial, a se reconhecerem e a se aceitarem, tendo como principio o reencontro com a sua ancestralidade”, afirmou Val Conceição, idealizador e coordenador geral do projeto.

“Além do aprendizado, da conscientização que para os coordenadores é o verdadeiro empoderamento, a eleita ganha, diversos brindes oferecidos por parceiros que se identificam com o propósito do concurso e o prêmio principal que é uma bolsa integral de graduação ou pós-graduação oferecidos pela Faculdade Multivix, Unidade Astro Feira de Santana, além de ser a representante de uma parte do Movimento Negro e da Moviafro em suas ações e atividades durante um ano. São eleitas também duas beldades negras, segundo e terceiro lugar respectivamente e a Miss Simpatia que é escolhida pelas próprias finalistas. 

Da esquerda para a direita: Deilane Pinheiro, Iasmin Figueiredo, Jéssica Pinheiro e Lorena Lopes

Nesta edição, Jéssica de Jesus Pinheiro, 31 anos, moradora do bairro Santo Antônio dos Prazeres, foi eleita a Miss Afro Feira de Santana 2022, enquanto Deilane Pinheiro moradora do município de Conceição do Jacuípe foi a segunda colocada, Iasmin Figueiredo residente no bairro Feira lX ficou em terceiro, e Lorena Lopes do bairro George Américo foi eleita a Miss Simpatia”, concluiu.

A final sob as lentes de Taila Silva































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O negrume da noite, reluziu o dia. Ilê Aiyê e Cortejo Moviafro, fazem história na micareta de Feira de Santana.

A Moviafro é uma mulher preta.

Núcleo Moviafro de Teatro Preto, busca equidade nos palcos.