Bando Anunciador, retorna e registra publico recorde.

 


Após três anos de suspensão devido a pandemia do Covid-19, o Bando Anunciador da Festa de Santana é realizado e registra um numero recorde de participantes. Criado a mais de 100 anos, esse evento é considerado o mais participativo do nosso município e leva para algumas das principais ruas do centro da cidade muita alegria, descontração e irreverencia. Pessoas fantasiadas das mais diversas formas se encontram e se divertem ao som de bandinhas de sopro e grupos percussivos. 

Resgatado pela UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana, através do CUCA - Centro Universitário de Cultura e Arte em 2007, a cada ano o bando se apresenta mais colorido, criativo e diversificado. Seguindo uma tradição, grupos são formados nos mais diversos bairros da cidade e já nas primeiras horas da manhã reúnem-se geralmente oferecendo café da manhã reforçado para os participantes e em seguida ocorre uma queima de fogos que anuncia a saída daquele cortejo, que segue em direção a Praça da Catedral onde lá, se encontram com os demais grupos e desfilam esbanjando sorrisos e muita descontração. 


Alguns grupos aproveitam a oportunidade para reivindicarem direitos, com suas faixas e cartazes buscam melhorias para aquela classe que representam. Já existem grupos que são formados por familiares que vem de outros municípios e até mesmo de outros estados para participarem da festa.




O Bando Anunciador existe desde 1860, quando só homens participavam do desfile. No inicio do século passado, as mulheres começaram a participar do cortejo e, por volta de 1940, o sincretismo religioso começou a aparecer no evento. Por volta da década de 70, foram incluídos elementos de contestação politica e social. 








Segundo a organização, mais de 40 mil pessoas compareceram a esta edição e um grande numero de ambulantes também foi notado pelos participantes. A Moviafro de Feira de Santana também se fez presente e pode constatar alguns pontos que merecem ser melhor observados. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O negrume da noite, reluziu o dia. Ilê Aiyê e Cortejo Moviafro, fazem história na micareta de Feira de Santana.

A Moviafro é uma mulher preta.

Núcleo Moviafro de Teatro Preto, busca equidade nos palcos.