Moviafro institui o Troféu Pérola Negra

Consolidada como uma das instituições mais atuantes no Movimento Negro de Feira de Santana e região, a Associação Cultural, Social, Educacional, Recreativa, Desportiva e Beneficente Moviafro, segue em luta. Consciente da sua importância e necessidade no combate aos mais diversos tipos de racismo, preconceito e principalmente na luta por igualdade de direitos, reconhecimento e valorização da cultura de matriz africana no município, a entidade institui o Troféu Pérola Negra para os/as melhores artistas e grupos afro culturais na Micareta de Feira de Santana. 
A iniciativa visa reafirmar e valorizar esses artistas e grupos que sempre fizeram parte da festa momesca, mas que na maioria das vezes não têm o devido reconhecimento. O idealizador dessa premiação e também coordenador geral da entidade, Val Conceição, diz sentir-se entristecido com a invizibilização e com as tentativas de apagamento da cultura de matriz africana em Feira de Santana diante disso e seguindo orientação ancestral, irá realizar mais uma ação afirmativa. 

Para Val, essa premiação se faz necessária para o fortalecimento desse seguimento cultural, bem como para incentivar artistas e grupos que apesar das inúmeras dificuldades, mantém viva a arte e a cultura afrodescendente. 

Categorias

Serão premiados com o Troféu Pérola Negra artistas e grupos afro nas seguintes categorias:

Melhor Bloco Afro;
Melhor Afoxé;
Melhor Escola de Samba;
Melhor Bloco de Capoeira;
Melhor Tema de Bloco Afro;
Melhor Tema de Afoxé;
Melhor Samba Enredo;
Melhor Cantor;
Melhor Cantora;
Melhor Ala de Dança;
Cantor(a) Revelação;
Melhor Banda Afro;
Melhor Banda Afoxé;
Melhor Bateria;
Melhor Banda de Reggae;
Melhor Cantor de Reggae;
Melhor Cantora de Reggae.

Troféu Daruê Malungo 

Além do Troféu Pérola Negra, será entregue também na mesma cerimônia, o Troféu Daruê Malungo para 13 pessoas e instituições que apoiaram, incentivaram e promoveram a difusão da cultura de matriz africana durante a festa. 
A coordenadora de ações afirmativas da Moviafro, Viviane Carvalho afirma que a instituição está cumprindo uma das suas missões que é o fortalecimento da cultura negra no município e sua região, o advento dessa premiação é sem dúvidas, um marco histórico na nossa cultura e será um divisor de águas na vida e na carreira de artistas e grupos. Finaliza.
Na língua iorubá, Daruê significa "luta" e Malungo significa na língua kikongo "companheiro". 
Daruê Malungo - "Companheiros de luta".
A Moviafro pretende fazer o lançamento dessa premiação em fevereiro quando também irá apresentar o tema do Cortejo Moviafro para a Preservação da Cultura de Matriz Africana na Micareta de Feira de Santana 2025. 








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entidades afro de Feira de Santana criam coletivo em busca de reconhecimento e sustentabilidade.

Negra Jhô anuncia mais uma edição da sua tradicional feijoada no Pelourinho.

Pai de santo se forma em Direito vestindo toga branca em Bagé: 'Não posso usar a cor preta'