Moviafro institui o Troféu Pérola Negra
Consolidada como uma das instituições mais atuantes no Movimento Negro de Feira de Santana e região, a Associação Cultural, Social, Educacional, Recreativa, Desportiva e Beneficente Moviafro, segue em luta. Consciente da sua importância e necessidade no combate aos mais diversos tipos de racismo, preconceito e principalmente na luta por igualdade de direitos, reconhecimento e valorização da cultura de matriz africana no município, a entidade institui o Troféu Pérola Negra para os/as melhores artistas e grupos afro culturais na Micareta de Feira de Santana.
A iniciativa visa reafirmar e valorizar esses artistas e grupos que sempre fizeram parte da festa momesca, mas que na maioria das vezes não têm o devido reconhecimento. O idealizador dessa premiação e também coordenador geral da entidade, Val Conceição, diz sentir-se entristecido com a invizibilização e com as tentativas de apagamento da cultura de matriz africana em Feira de Santana diante disso e seguindo orientação ancestral, irá realizar mais uma ação afirmativa.
Para Val, essa premiação se faz necessária para o fortalecimento desse seguimento cultural, bem como para incentivar artistas e grupos que apesar das inúmeras dificuldades, mantém viva a arte e a cultura afrodescendente.
Categorias
Serão premiados com o Troféu Pérola Negra artistas e grupos afro nas seguintes categorias:
Melhor Bloco Afro;
Melhor Afoxé;
Melhor Escola de Samba;
Melhor Bloco de Capoeira;
Melhor Tema de Bloco Afro;
Melhor Tema de Afoxé;
Melhor Samba Enredo;
Melhor Cantor;
Melhor Cantora;
Melhor Ala de Dança;
Cantor(a) Revelação;
Melhor Banda Afro;
Melhor Banda Afoxé;
Melhor Bateria;
Melhor Banda de Reggae;
Melhor Cantor de Reggae;
Melhor Cantora de Reggae.
Troféu Daruê Malungo
Além do Troféu Pérola Negra, será entregue também na mesma cerimônia, o Troféu Daruê Malungo para 13 pessoas e instituições que apoiaram, incentivaram e promoveram a difusão da cultura de matriz africana durante a festa.
A coordenadora de ações afirmativas da Moviafro, Viviane Carvalho afirma que a instituição está cumprindo uma das suas missões que é o fortalecimento da cultura negra no município e sua região, o advento dessa premiação é sem dúvidas, um marco histórico na nossa cultura e será um divisor de águas na vida e na carreira de artistas e grupos. Finaliza.
A Moviafro pretende fazer o lançamento dessa premiação em fevereiro quando também irá apresentar o tema do Cortejo Moviafro para a Preservação da Cultura de Matriz Africana na Micareta de Feira de Santana 2025.
Comentários
Postar um comentário