Miss Afro encerra primeira fase com mais um recorde de inscrições.

O Concurso Miss Afro Feira de Santana 2026 encerrou sua primeira fase reafirmando seu papel como ação política, educativa e de enfrentamento ao racismo, ao registrar mais um recorde histórico de 140 meninas e mulheres negras inscritas. As participantes são oriundas de praticamente todos os bairros de Feira de Santana, além de nove cidades da região metropolitana e uma cidade da Chapada Diamantina, evidenciando a potência territorial, simbólica e coletiva do projeto.



Mais do que números, o volume de inscrições revela a urgência de espaços que reconheçam, afirmem e fortaleçam a identidade da mulher negra, historicamente invisibilizada e subalternizada nos padrões hegemônicos de beleza, poder e representação social. O Miss Afro se consolida, assim, como uma plataforma de protagonismo, consciência racial e valorização da estética negra como expressão de resistência e ancestralidade.



No último domingo, 1º de fevereiro, foi realizado o primeiro encontro formativo da edição 2026, com a apresentação do projeto e a Roda de Conversa “Do Índico ao Atlântico: Moçambique e Brasil, Um Só Povo”. O momento contou com a participação do Professor Mestre e Geógrafo Daniel Pintto e da empresária moçambicana Ancha Bucuane, que promoveram reflexões críticas sobre a diáspora africana, o colonialismo, os atravessamentos históricos e as conexões vivas entre África e Brasil.





O encontro foi marcado por fortes emoções, reconexões ancestrais e processos de reconhecimento coletivo, nos quais as participantes puderam se enxergar como sujeitos históricos, herdeiras de saberes, lutas e legados africanos. Em um ambiente de escuta, troca e acolhimento, emergiram também expectativas pautadas na formação política, no fortalecimento da autoestima, na ampliação de repertórios e na ocupação de espaços de poder, reafirmando o Miss Afro como um instrumento de transformação social e disputa de narrativas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sob as bênçãos de Nanã, Moviafro leva ancestralidade para a Micareta de Feira 2025

Noite de celebração à identidade e resistência negra, consagra a Miss Afro Feira de Santana 2025

Quem será a Miss Afro Feira de Santana 2020/2021- Edição Especial? Conheçam as nossas 15 finalistas.